TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Social

Artigo: Ação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Responsabilidade Socialé uma conduta ética e responsável adotada pelas empresas, na plenitude de suas redes de relações onde estão incluídos clientes, fornecedores, acionistas e a comunidade que a empresa se insere. O papel das empresas para com a responsabilidade social é fazer ações que ocorram de forma sistemática e planejada fazendoque o produto ou serviço levando a ser visto não somente pelo que contém intrinsecamente, mas também, por possuir um valor agregado em seu processo. Ou seja, se uma empresa realiza ações de responsabilidade social ela é comprometida com a sociedade em volta buscando o bem-estar de todos.

1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;

2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor seja este ético, religioso, político ou estético;

3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e

4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duasúltimassãoirracionais).

Qualquer iniciativa que traga melhorias para uma comunidade ou gere o bem estar coletivo, pode ser considerada uma ação social. E qualquer pessoa é capaz de realizar uma ação social.

Vamos ver um exemplo? Você é um cidadão que se preocupa com o meio ambiente, e com a quantidade de lixo gerada diariamente pela população. Por isso começa a separar o lixo reciclável em sua casa. Isto é sim uma atitude em prol do meio ambiente, mas ainda não é uma ação social. Pois esta ação se esgota ali, dentro da sua casa, e traz melhorias apenas para sua casa, sem envolver outras pessoas. Mas, em um segundo momento, você decide chamar osmoradores do seu bairro, juntar o lixo reciclável de todas as casas e entregar numa Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.Agora sim você já está realizando uma ação social! A diferença básica entre a primeira etapa do processo e a segunda, é que, ao reunir seus vizinhos, e entregar o material reciclável para os Catadores, você envolveu um número maior de pessoas e fez com que todas elas cuidassem do lixo de forma a gerar um benefício para uma comunidade em geral, não apenas em sua atuação como individuo consciente em sua casa. Além disso, você também possibilitou que este material reciclável chegasse às mãos de pessoas que podem até fazer dele uma fonte de renda. E se for adiante, você ainda pode fortalecer e expandir sua iniciativa com o apoio de outros parceiros neste processo, como por exemplo, a Prefeitura da sua cidade. Ela passa a fazer a coleta seletiva no seu bairro e entregar na Associação. Portanto, além de ajudar o meio ambiente, você está ajudando a população que nele habita.

Existem diversas maneiras de realizar ações sociais. Você pode dedicar algumas horas da sua semana ao trabalho voluntário dentro de uma Associação de Bairro ou, você pode também, desenvolver sua própria iniciativa e montar uma rede de pessoas que te apoiem. Mas para que fique claro, “separar o lixo na sua casa, evitar o desperdício de água ou até ceder o assento no ônibus para uma pessoa idosa, só fazem de você um cidadão consciente de sua responsabilidade” Pois você também garante que pessoas ao seu redor tenham o direito básico de qualquer cidadão. Mas ultrapassar a barreira do agir sozinho, ter em mente que é preciso melhorar as condições de vida das pessoas que estão ao seu lado, e envolvê-las na sua causa: isto sim faz de você um ator social.

Terceiro setor é formado por associações e entidades sem fins lucrativos, e é classificado como terceiro setor, em sociologia. O termo é de origem americana, Third Sector, muito utilizado nos Estados Unidos, e o Brasil utiliza a mesma classificação.

A sociedade civil é dividida em três setores, primeiro, segundo e terceiro. O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.

Existem várias organizações que fazem parte do terceiro setor, como as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público). O terceiro setor é composto quase que, em sua totalidade, de mão-de-obra voluntária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com