TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Social

Resenha: Ação Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

A solidariedade não tem preço

Os preceitos éticos se constituem eixo que baliza e, conjuntamente, fornece elementos para que se analisem as relações sociais entre os seres humanos na sociedade civil e política. Diante disso a reflexão sobre ética tem servido como ponto inicial na tomada de decisões importantes, seja na vida pública ou pessoal. O conceito de etnocentrismo (visualização do outro através do seu próprio olhar) e relativismo (visualização do outro sem colocar sua própria cultura como centro) também vem sendo discutido nas rodas de conversa dos estudiosos.

Desde meados da década de 1980 a Globalização, processo de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, vêm melhorando o padrão de todos, em geral, mas não uniformemente, visto que não funciona tão bem para países não estruturados. A desordem social e o desnível econômico são espantosos. Os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram a situação alarmante das crianças e adolescentes na atualidade. De acordo com a Unicef, os direitos de 23% desses são totalmente negados.

Apesar de se discutir frequentemente os conceitos de ética e relativismo, apresentados no início, muitos não despertam para a modificação dessa realidade. Promover campanhas sociais é mais que essencial. Conhecendo a realidade dos segmentos de atuação prioritária se torna forçoso compreender a importância da face do assistencialismo social. Um projeto sólido e eficaz expande a consciência coletiva da participação comunitária, educando para a formação ética e humanitária da sociedade. A solidariedade não tem preço e a reeducação é fundamental. São pequenas atitudes que promovem grandes mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com