TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Seminário: BASES DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Questão discursiva:

Leia o diálogo a seguir.

- Hoje o sol está de rachar!

- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?

- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!

A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.

RESPOSTA

SENSO COMUM

É a impressão gerada pela sociedade sobre determinado tempo. As vezes o senso comum acerta em algum ponto, outras vezes passa longe de refletir sobre a origem ou história de um objeto de sua apreciação. Não pode ser visto como algo ruim, mas sim como uma forma de expressão de uma cultura que deve ser tanto respeitada como estudada.

Exemplo

Cortar o cabelo na lua crescente faz com que cresça rápido. No popular isto acontece e é passado para outras gerações. Mas para a ciência isto não tem comprovação.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO:

É o pensamento sistematizado dos estudos aliados às pesquisas. Enquanto historiadores, não podemos nos guiar pelo senso comum e sim pelo pensamento científico.

Exemplo

Fazer sexo estando com dor de cabeça não é bom, pois aumenta a dor. Pesquisadores da Universidade de Münster, na Alemanha, descobriram que sexo pode ajudar aliviar suas dores de cabeça. Segundo a pesquisa, fazer sexo ajuda porque aumenta a produção de endorfina – uma das funções desta substância é aliviar qualquer tipo de dor. E a ação da endorfina no sistema nervoso consegue reduzir ou eliminar a dor de cabeça.

Questão de múltipla escolha:

A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão na natureza tudo se cria, nada se transforma e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias

do pensamento científico?

a) Objetividade e neutralidade. – RESPOSTA CORRETA.

b) Generalidade e sacralidade.

c) Generalidade e subjetividade.

d) Subjetividade e neutralidade.

e) Generalidade e objetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com