TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES

Trabalho Escolar: BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  7.075 Palavras (29 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 29

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E SOCIAIS

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Márcia Lúcia Weber

BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES - REPRESENTAÇÕES DA MÃE BIOLÓGICA ACERCA DA ENTREGA DO FILHO EM ADOÇÃO

CURITIBA

2009

MÁRCIA LÚCIA WEBER

BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES - REPRESENTAÇÕES DA MÃE BIOLÓGICA ACERCA DA ENTREGA DO FILHO EM ADOÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para aprovação no curso de Pós Graduação em Enfrentamento da Violência contra Criança e Adolescente.

Orientadora: Profª. Drª. Zely Batista Barbosa

CURITIBA

2009

RESUMO

A proposta do presente trabalho é conduzir uma reflexão e uma revisão mais aprofundada sobre o processo de decisão e a problemática da mãe biológica, no que concerne a entrega do filho em adoção. Isto, pois, por uma razão ou outra, esta mãe acaba entregando o dom mais precioso de sua existência, o seu próprio filho, sem qualquer apoio ou auxílio na tomada de decisão, bem como, após o ato de entrega. Ocorre que o Serviço Social Judiciário tem operado principalmente nas questões que envolvem a criança ou o adolescente em situação de adoção e os pais adotivos, deixando de lado, a figura da mãe biológica. A realidade vivenciada por esta mãe, bem como, sua representação acerca do ato de entrega não é considerada, ignorando e recusando-se a importância da mãe biológica em todo o processo que envolve a relação adotiva. Desta forma, além da criança e dos pais adotivos, nossa preocupação e atenção, enquanto profissional de Serviço Social, voltou-se àquelas mães, que sem qualquer acompanhamento, entregam seus filhos pelos mais diversos fatores, motivos e razões.

Palavras-Chave: Família. Adoção. Abandono. Doação. Mãe Biológica.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho contempla a área de Serviço Social do Poder Judiciário de Santa Catarina e tem por objeto de estudo, as mães que entregam seus filhos em adoção e suas representações acerca deste processo, na tentativa de entender e verificar as razões e alguns fatores presentes neste ato.

Considerando o nosso cotidiano profissional, mais especificamente nas Comarcas de Cunha Porã e Maravilha – Santa Catarina vale dizer, que as atividades do Serviço Social Judiciário estão voltadas a várias demandas sociais, dentre elas, uma que chama mais atenção e que passo a aprofundar neste trabalho: a prática da adoção.

Saliento que não há uma reflexão mais ampla dos profissionais que tratam desta problemática social, no que diz respeito às questões que envolvem todos os sujeitos da relação adotiva, especificamente no que se refere à mãe biológica.

No caso, o Serviço Social tem atuado principalmente nas questões que envolvem a criança ou o adolescente em situação de adoção e os pais adotivos, deixando de lado, a figura da mãe biológica.

Portanto, a realidade vivenciada pela mãe biológica, bem como, sua representação acerca do ato de entrega não é considerada, recusando-se a importância desta mãe em todo o processo que envolve a relação adotiva.

Além da criança e dos pais adotivos, a preocupação e atenção deste trabalho voltaram-se àquelas mães, que sem qualquer acompanhamento, entregam seus filhos em adoção, pelos mais diversos fatores, motivos e razões.

Os questionamentos procuram considerar a necessidade de aprofundar e conhecer alguns destes fatores que levam as mães a renunciarem a vida que geraram, analisando e conhecendo a realidade vivida por elas, bem como, as possíveis influências quando da entrega do filho em adoção.

Ressalto que o “papel” da mãe biológica no processo de adoção deve ser entendido e trabalhado, para que ela não seja caracterizada apenas pela função de reprodução, isto, pois, a falta de compreensão e o preconceito em relação ao ato de entrega, muitas vezes faz com que haja o afastamento e a exclusão destas mães na nossa sociedade e, em alguns casos, até de nosso interesse enquanto profissionais.

Diante disso, passa a ser importante para o nosso exercício profissional, no trato desta questão social, entendermos que ao falamos sobre uma criança em situação de abandono, não podemos nos furtar de questionar acerca da possibilidade de haver uma mãe abandonada, negligenciada ou excluída.

Portanto, devemos desenvolver uma cultura de adoção que implique efetivamente todas as partes envolvidas na prática deste ato.

1 – MÃES BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE SOBRE A DOAÇÃO DO FILHO

A referência ao triângulo adotivo: crianças ou adolescentes em situação de adoção, família adotiva e família biológica é pouco encontrada nos estudos publicados, no que tange a prática da adoção.

Tais estudos costumam tratar da “criança abandonada”, da família adotiva ou dos adotantes. Porém, o outro vértice do triângulo adotivo está praticamente esquecido, tanto na prática, quanto nos estudos e pesquisas, isto, pois, pouco fala-se sobre as mães que entregam seus filhos em adoção.

Na sua maioria, as obras e estudos encontrados abordam a problemática da adoção dando ênfase aos fatores sócio-econômicos nos quais estes são apontados como a principal causa do abandono.

Com o presente estudo, intentamos identificar e abordar demais fatores presentes no ato da entrega da criança em adoção, como aspectos intrafamiliares, relacionais, institucionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com