TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balzac e a Costureirinha Chinesa

Por:   •  23/8/2015  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho relacionado ao livro “Balzac e a Costureirinha Chinesa”.

Matéria de Ciências Políticas.

Questão:

  1. A história relatada no livro se passa na China Maoista. Mao Tse Tung promoveu uma revolução socialista e após assumir o governo iniciou o processo de revolução cultural.

O que a censura a certos livros e romances tem a ver com a Revolução Cultural Chinesa?

Que relações a censura tem com o regime político de tipo autoritário?

A Revolução Cultural Chinesa, que data de 1966 e tinha por principal objetivo manter o presidente Mao Tse Tung no poder e eliminar sua oposição, se utilizou da persuasão e perseguição aos cidadãos para que isso se desse de fato.

O presidente vinha sendo questionado pelas suas ultimas atitudes na liderança, já que se instalara certo caos sobre a China devido à morte de mais de 30 mil pessoas por consequência da fome e ao fracasso do plano econômico “Grande Salto Adiante”.

O descontentamento com a política governamental era evidente e como meio de evitar isso, Mao fez com que se iniciasse a Revolução Cultural Chinesa. Durante esse período era proibido qualquer acesso a livros, estudo e contato com o Ocidente, já que os intelectuais e os cidadãos conscientes eram os piores inimigos da revolução.

É por isso que possuir livros e romances ocidentais era motivo de denuncia. O acesso ao conhecimento, à cultura e pensamentos ocidentais poderia causar revolta da população para com seu líder e seu modelo de regime. A censura era o meio de controlar o povo e manter o poder.

A Revolução Cultural Chinesa pode ser facilmente comparada a um tipo de regime autoritário, já que usou de ferramentas para obter o controle popular, como o poder violento da Guarda Vermelha, a censura e os comitês revolucionários.

Todo tipo de censura à população, aliada ou não a violência, pode ser considerada parte de um regime autoritarista, portanto, pode se considerar que a Revolução Cultural fazia sim uma analogia ao autoritarismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com