TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

BEHAVIORISMO POR B.F. SKINNER

A teoria behaviorista foi concebida inicialmente por John Watson em 1913 com a publicação de um artigo ao qual ele expunha suas teorias sobre o comportamento humano, sendo, portanto considerado o pai do behaviorismo. Porém foi com Skinner que surgiu o chamado behaviorismo radical, que trouxe uma grande contribuição à educação e a forma de se educar, apesar dessa teoria ser bastante criticada por ser tida como desumanizadora e estática, não levando em conta muitas variáveis como os processos cognitivos, estados mentais, reduzindo o homem a um ser passivo ou mesmo a um simples animal.

Burrhus frederic Skinner nasceu em Susquehanna, 20 de Março de 1904, de família tradicional presbiteriana teve uma infância considerada dentro da normalidade apesar de ter sido considerado rebelde foi considerado um bom estudante e muito habilidoso ao construir objetos e já despertava interesse pelo comportamento animal. Mantinha em sua casa vários animais de estimação e chegou a treinar pombos. Não era muito habilidoso nos esportes e com as garotas tendo sido rejeitado por algumas o que o teria comprometido sua autoestima em determinado momento de sua juventude. Formou-se em inglês na Universidade de Nova York tendo depois cursado psicologia em Harvard. Se interessou por psicologia após ter contatos com trabalhos de John Watson e Ivan Pavlov o que o levou a fazer uma pós graduação em 1928, Conclui o mestrado em 1930 e o doutorado em 1931. Em 1936 conseguiu uma colocação na Universidade de Minnesota, em Mineápolis, e lá se casou com Yvonne Blue. Em 1945 tornou-se chefe do Departamento de Psicologia da Universidade de Indiana. Faleceu em 18 de Agosto de 1990.

Skinner afirmava que todo comportamento humano poderia ser moldado ao se controlar os estímulos do meio ambiente, inserindo-se ou retirando-se estímulos. Esses estímulos foram denominados por Skinner como “reforço” que poderia ser positivo, negativo e a punição, dependendo da intenção.

Críticos apontam que o behaviorismo não leva em consideração a mente ou os processos mentais do individuo, mas somente os resultados. Porem segundo Skinner o indivíduo tanto pode modificar o meio quanto ser modificado, uma vez que pode aprender certos comportamentos de forma natural e que o behaviorismo atuaria apenas como acelerador no processo de aprendizado.

De acordo com o behaviorismo um individuo que atua em uma determinada situação tende a continuar atuando se receber uma recompensa ( Estimulo resposta ou S=R), por exemplo: Um rato tende a visitar sempre uma cozinha pois sabe que toda vez que for lá encontrará alimento mas, supondo que essa cozinha seja desativada e que o rato procure mas não encontre alimento, ele tende a abandonar esse local não retornando mais. Ou também um individuo que atuava em uma determinada situação pode ser desencorajado se receber um reforço negativo como um alcoólatra, por exemplo, que sofre influencia negativa ao comparecer a reuniões do AA, uma vez que todos os discursos proferidos naquele ambiente são feitos no sentido de desestimular o uso de bebidas alcoólicas. A punição visa extinguir um comportamento não desejado, uma vez que o individuo é movido pelo prazer, ao se provocar o desprazer tende-se a eliminar determinado comportamento.

Aplicado a educação de acordo com a visão de Skinner o aluno não é um ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com