TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bourdieu e a educação

Artigo: Bourdieu e a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia

Etapa 4

A visão de Bourdieu sobre a escola e a desigualdade do sistema educacional.

Bourdieu e a educação

Bourdieu produziu um conjunto de análises no âmbito da sociologia da educação e da cultura que influenciou decisivamente algumas gerações de intelectuais sendo reconhecido por estudantes, pesquisadores e ativistas.

Bourdieu, em seus escritos, procurou questionar nas sociedades de classes, que persegue intelectuais de compreender pequenos grupos de indivíduos que se apoderam dos meios de dominação que constrói categorias, visões de mundo em que todos são obrigados a se referir, a compreensão do mundo para ele converte-se em instrumento d libertação, esse procedimento só é realizado entre outros domínios no educacional.

O domínio cultural funciona como diferenças culturais e linguísticas, já aplicadas na escola, no quadro de socialização, distinguindo a diferença nas classes sociais.

A escola como reprodutora da dominação

O sistema do ensino serve como instrumento que mostra as desigualdades sociais, é um sistema conservador, mas, mantém a dominação dos dominantes sobre as classes populares.

Ao afirmar que o sistema escolar vai além das fronteiras sociais, em que separa a nobreza dos plebeus, ao estabelecer uma quebra de relações sociais das grandes escolas e das faculdades, Bourdieu revela a crueldade da desigualdade social, a escola deveria fornecer educação para todos os indivíduos, para garantir sua liberdade e ascensão social.

O Conhecimento do poder

A instituição escolar tem desempenhado grandes produções de diferenças de ajudas na percepção e ação do mundo social e no mundo social global. Suas análises passam a pertencer no campo da sociologia do conhecimento e da sociologia do poder, não é uma ciência aplicada somente aos pedagogos, esta na base da antropologia.

Para Wacquant e Bourdieu a anatomia da produção de novo capital, são efeitos sociais em vários campos envolvidos no trabalho de dominação, comprovando e reforçando suas teses sobre o Sistema de Ensino e a Relação de colisão e colusão, da autonomia, da cumplicidade, de distância, dependência entre poder material e poder simbólico.

O interesse de Bourdieu pela escola o desvio do papel dela é atribuído à ordem social do Estado assim tendo as divisões sociais com objetivo das distribuições materiais e nos mentais.

No campo da educação brasileira contata a necessidade de conhecer o autor para buscar o entendimento dessa teoria sociológico que tem base das suas noções e também banalizado, Bourdieu nos ensina que toda prática humana encontra-se imersa em uma ordem social.

Agora para temos uma sociologia da educação bourdieusiana o papel do sistema de ensino, vendo o sistema de ensino nas divisões sociais será um grande desafio para os acadêmicos ousados.

Bibliografia:

http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/bourdieu-e-a-educacao/ > acesso em 14 de setembro de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com