TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil nova colonia

Por:   •  30/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Serviço nacional de aprendizagem industrial

Escola técnica SENAI Araripina

Curso técnico

Relatório de inspeção

Inspeção ou abatedouro público de Araripina

Araripina 2015

1 introdução

Relatório de inspeção curricular da unidade de sst 1 realizado no abatedouro público de Araripina, elaborado pela aluna Suely Pereira Rodrigues estudante do curso de segurança do trabalho.

Tem como objetivo descrever e analisar as atividades desenvolvidas em todo setor/área de realização do trabalho de abate de bovinos, assim mostrando as formas de trabalho, e assim colocando em pratica os conhecimentos adquiridos durante curso técnico de segurança do trabalho na escola SENAI Araripina.

O abatedouro presta serviço para a comunidade e fica localizado na vila santa Maria, na cidade de Araripina Pernambuco.

A inspeção foi realizada no dia 30 de março sob a coordenação do docente André Alencar.

2 VISÃO GERAL

 Chegando no matadouro naquele dia foi possível notar de início um transporte bem precário. além disso havia também um processo de transporte inadequado das peças de carnes as mesma estavam diretamente em contato com a pele do trabalhador. Vendo ali riscos fisiicos e biologicos.

[pic 1]

NR 36.4.1.4 não devem ser efetuados atividades que exijam manuseio ou carregamento manual de peças, volumosas ou pesadas, que possam comprometer a segurança e a saúde do trabalhador.

Adentrando no local foi possível notar de imediato várias não conformidades, era nítida as formas precárias e  inadequadas no local, exemplo: falta de EPI, fios expostos ou tocam partes de equipamentos de corrente elétrica, piso húmido com restos de animais, plataformas sem proteção contra queda, facas afiadas junto ao corpo do trabalhador sem proteção para o uso daquela atividade, extintores de incêndio sem sinalização ,falta de sinalização de emergência ou saída de emergência ,riscos constantes  de queda nas escadas de acesso sem um corrimão. Equipamentos soltos acima do trabalhador, podendo causar lesão grave. Equipamento de corte sendo manuseado de forma incorreta a poiada na perna, e sem nem uma proteção. No corredor de acesso ao box de atordoamento avia pregos soltos, madeiras ou tabuas estragadas, falta de treinamento quanto a forma de atordoamento do animal.    

[pic 2]        [pic 3]

NR 36.8.2 o tipo, formato e a textura da empunhadura das facas devem ser apropriados atarefa, á mão do trabalhador e ao eventual uso de luvas.

NR 36.9.1.4 (B) utilização de equipamento de proteção individual- EPI.

Foi enformado que o animal chega ao local um dia antes do abate passa algumas horas sem se alimentarem, é feita uma análise da saúde do animal, nas fé meãs e feito um procedimento ultra uterino para a observação de uma possível gestação, sendo confirmada alguma doença no animal, ele e retido e volta para o proprietário.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (280.4 Kb)   docx (228.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com