TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO POLÍTICA DO BRASIL - COLÔNIA E IMPÉRIO

Exames: EVOLUÇÃO POLÍTICA DO BRASIL - COLÔNIA E IMPÉRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------3

2. EVOLUÇÃO POLÍTICA DO BRASIL-------------------------------------------------------3

3. CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------6

4. BIBLIOGRAFIA---------------------------------------------------------------------------------7

INTRODUÇÃO

Este trabalho será feito para agregar e contribuir para o nosso aprendizado na área de Teoria geral do estado e ciência política, esta atividade será executada de acordo com as especificações do professor Luis Fabiano de Araujo Giannini. Desta forma procuraremos desenvolver um trabalho dinâmico e proativo em equipe procurando entender à evolução política do Brasil, objeto tema deste trabalho, assim poder ampliar nosso conhecimento na área do direito.

2 EVOLUÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

O Brasil foi descoberto no ano de 1500, pelo explorador Pedro Álvares Cabral, este país que conhecemos hoje, passou por inúmeros sistemas políticos. Podemos dividir esses sistemas políticos em três etapas que seriam o primeiro Brasil- Colônia, segundo Brasil - Império e o terceiro Brasil – República. Estaremos abordando neste trabalho apenas os dois primeiros destes sistemas políticos, explicando a forma que trabalhavam e a sua dinâmica

BRASIL – COLÔNIA

Entre os anos de 1500 a 1530, o território brasileiro denominava-se Terra de Santa Cruz. Os portugueses faziam o uso deste território apenas para a extração e exportação da madeira que deu origem ao nome atual deste país, o famoso pau-brasil. Esta madeira era muito apreciada na Europa, eles utilizaram no inicio mão de obra indígena, houve a construção de feitorias no litoral a fim de servirem de armazém para a madeira extraída. O período colonial do Brasil para muitos historiadores se estende do ano de 1500 a 1822, mais precisamente até independência do país, para Prado Junior (2012, p.13) “a colonização do Brasil constituiu para Portugal um problema de difícil solução”. Nesse período apenas de caráter exploratório, outros países como Holanda, Inglaterra e França também exploraram o litoral do Brasil, apesar dos mesmos não pertencerem ao acordo de Portugal e Espanha. Este acordo dividiu no ano de 1494, os territórios descobertos, famoso Tratado de Tordesilhas, eram comum os ataques dessas nações estrangeiras.

No ano de 1530, chegou ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza, que tinha por objetivo colonizar o Brasil e iniciar o plantio da cana-de-açúcar, mais precisamente na região nordeste devido suas condições favoráveis. O rei de Portugal, Dom João III, então para garantir a segurança e controle do território, no ano de 1534, resolveu segregar o território do Brasil em 15 lotes, criando um sistema de capitanias hereditárias, assim facilitando sua administração. Eram feitas doações das áreas aos nobres portugueses em caráter vitalício e hereditário, os mesmos deveriam colonizar, comandar, proteger e desenvolver sua área com seus próprios recursos financeiros. Esse sistema de governo das capitanias não prosperou, podemos ter como principais motivos a falta de experiência de administração, comunicação e locomoção ruim. De acordo com Prado Junior (2012, p.15) "O regime das capitanias foi em princípio caracteristicamente feudal." Muitos foram embora e abandonaram seus lotes para voltar para Portugal. Algumas capitanias prosperaram devido ao plantio da cana de açúcar como as Capitanias de Pernambuco e São Vicente. No ano de 1549 devido a esse fracasso foi criado o governo geral a representação do rei português no Brasil, seu objetivo era administrar a colônia, as capitanias continuaram a existir em caráter administrativo. Finalmente no ano de 1759 as capitanias chegam ao seu fim, e deram lugar ás capitanias gerais, no mesmo período começam a serem instaladas as primeiras câmaras municipais, sobre o comando dos burgueses proprietários de terra, os mesmos por sua vez definiam o rumo político das cidades e pequenas vilas.

A região mais rica e desenvolvida de época era a região nordeste, aonde também se encontrava a capital da colônia a cidade de Salvador. A economia do período tinha como base o engenho de açúcar e a mão de obra escrava africana. A divisão social da época tinha como os senhores do engenho no topo, e uma classe média formada por militares, comerciantes, funcionários públicos e artesãos e abaixo os escravos. A economia do açúcar começa a cair, existindo a necessidade de uma nova fonte econômica, com a exploração dos bandeirantes, é descoberto o ouro, onde existem hoje os estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, havendo também a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

Com a fiscalização e cobrança abusiva de impostos por parte de Portugal começam a existir as primeiras revoltas, por parte da Elite dominante. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil entre os anos de 1808 a 1821, por causa da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, o Brasil começa e deixar de ser uma colônia e assumir um caráter mais independente, como de uma metrópole. No ano de 1821, houve uma pressão para Dom Pedro de Alcântara voltar a Portugal, e abolir sua regência. A elite brasileira preocupada com uma re-colonizarão apoiou o Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara na emancipação do País, então na data de 7 de Setembro de 1822 houve a independência do Brasil e a colônia se tornou um Império.

BRASIL – IMPÉRIO

O Brasil - Império trata-se de um período marcado entre os anos de 1822 a 1889, mais precisamente até a proclamação da república.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com