TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: Propondo práticas educativas

Por:   •  26/3/2017  •  Monografia  •  5.529 Palavras (23 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

VANUSA FERNANDES JUSTINO

[pic 10]

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR:

Propondo práticas educativas

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduada em Pedagogia.

Orientador: Prof. Lucinéia Ribeiro dos Santos

JUSTINO, Vanusa Fernandes. Bullying no ambiente escolar: Propondo práticas educativas. 2016. 21 fls. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Três Lagoas, 2016.

RESUMO

O presente projeto pretende tratar sobre o bullying no ambiente escolar, proporcionado reflexões sobre a diversidade e o respeito as diferenças dentro da sala de aula. A abordagem desse tema, será de extrema relevância para o desenvolvimento de práticas de exterminação de preconceitos e do bullying, um tema que tem na atualidade sido um grande problema a ser discutido na educação, isso porque no Brasil essa temática tem ganhando importante destaque na mídia. Assim esse trabalho buscou dar ênfase ao bullying escolar, apontando que essa realidade já ocorria a tempos atrás, porém só nos dias atuais é que veio sendo focado os estudos sobre esse problema. Todavia um dos objetivos desse projeto é esclarecer fatos relacionados ao bullying escolar, já que é indispensável que a escola a sociedade e a família tenham conhecimento, para um efetivo combate a essa questão.

Palavras-chave: Bullying. Diversidade. Diferenças. Respeito. Cidadania


SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................5

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................6

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..................................17

3.1 Tema e linha de pesquisa.........................................................................17

3.2 Justificativa................................................................................................17

3.3 Problematização........................................................................................17

3.4 Objetivos...................................................................................................17

3.5 Conteúdos.................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................18

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................19

3.9 Avaliação....................................................................................................20

4 Considerações Finais...................................................................................20

5.Referências............................................................................................……21


INTRODUÇÃO

A educação de modo geral tem sofrido, com constantes desafios para a proposta de uma educação de atualidade e com direitos a todos. Sendo assim uma temática central, tem sido alvo de inquietações por parte de todos os envolvidos na educação, o bullying, que requer uma reflexão tanto nos meios escolares quanto na sociedade, já que se manifesta em meios sociais e apresenta tipos de agressões verbais ou não verbais que são repetitivas. O termo bullying é uma palavra inglesa, que significa valentão, brigão, essa denominação no Brasil se tornou conhecida por ser um tipo de opressão, por isso, esse tema se tornou comum nas escolas, devido à grande incidência nesse espaço.

Desse modo, percebe-se que as práticas do bullying tem se tornado muito comum na escola, gerando atitudes de desrespeito ao próximo, e marcadas por situações de violência e constrangimento.

Assim, cabe as instituições escolares discutir sobre a prática do bullying, salientando que é preciso refletir no sentido de diminuir os casos de bullying na escola, essa necessidade em discutir o tema, partiu justamente da grande proporção desse fenômeno, e da sua repercussão nas diferentes mídias (internet, televisão), sobretudo pelo fato de ter aumentado os casos de violência nas escolas, marcadas pela opressão e pelo uso de brincadeiras que agridem e desrespeitam o próximo, tais atitudes foram de suma relevância para que essa problemática viesse a ter atenção necessária, para que discussões e providência viessem a ser tomadas.

Dessa forma esse projeto, vem atuar de forma a refletir sobre essa problemática, visando subsidiar uma discussão ampla sobre esse assunto e oportunizando práticas e medidas educativas que auxiliem no combate a violência gerada pelo bullying, ações que visem a participação de toda a comunidade escolar.

Pretende-se debater sobre as situações de violência que acontecem no ambiente escolar, caracterizada como bullying, além de propor atividades que favorecerão a valorização do respeito ao próximo, os valores humanos, os direitos e deveres de todos, e preconizar o respeito a diversidade, salientando que todos são marcados por diferenças.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Antes mesmo de tratamos, sobre a questão do bullying na sala de aula é imprescindível que se trate a respeito da diversidade que encontramos no contexto escolar, sejam elas relacionadas a raça, gênero, credo, opção sexual, e sobretudo essas diferenças se tornam mais evidentes na escola devido a diferenças encontradas nos seres humanos.

A diversidade humana se caracteriza por diferentes realidades: social e cultural, e essa singularidades se encontra bem marcada, na escola sobretudo porque é nesse espaço que ocorre as relações interpessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (202.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com