TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR SOBRE O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  11/6/2017  •  Artigo  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

UM OLHAR SOBRE O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Andressa Dias do Nascimento[1] 

Juliana Capetini[2]

Wellington Pereira de Miranda[3]

Lilian Vanessa Nicácio Gusmão[4]

RESUMO: O presente artigo trata-se de uma pesquisa sobre o bullying no contexto escolar, com o propósito de focar um assunto que repercute no meio educacional, sendo elaborado com estruturas fornecidas por livros e artigos científicos com diversidades de informações sobre o tema, possibilitando uma ampla faixa de conhecimento principalmente na identificação dos agressores, agressões, vítimas e expectadores. O bullying é considerado uma violência mundialmente conhecida que traz transtornos psicológicos para as vítimas e enormes consequências para seus agressores, principais condutores do ato.

PALAVRAS-CHAVES: Bullying, Educação, Violência, Transtornos Psicológicos.

INTRODUÇÃO

        O termo bullying é pouco conhecido em grande parte do mundo, é uma palavra de origem inglesa e sem tradução no Brasil, “ela é utiliza para qualificar tais comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas” (SILVA, 2010, p.21). A palavra bully para SILVA (2010), significa uma pessoa valentona de caráter agressivo. A “expressão bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo, praticado por um bully (agressor)” (SILVA, 2010, p.21), percebe se que esse termo corresponde as pessoas que buscam se impor superior aos demais.

        O bullying é um tipo de violência muito comum no nosso país e a escola é o local onde mais se ocorre essa violência, pois é no âmbito escolar que a criança ou adolescente está começando a formar e expressar sua personalidade. Neste contexto, este trabalho visa apresentar as definições do termo bullying, os participantes dessa violência, o meio pelo o qual o psicólogo e outros profissionais possam auxiliar, e também as consequências desse tipo de violência.[pic 1]

METODOLOGIA

O estudo foi fundamentado em uma revisão bibliográfica, tendo como base a coleta de dados onde foi analisado revistas científicas eletrônicas, e uma referência bibliográfica, do livro Mentes Perigosas nas Escolas: Bullying.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1.    Definições de bullying e seus agressores

Em contexto geral as vítimas de bullying sofrem em decorrência de seu agressor que os deixam constrangidos e fragilizados psicologicamente e assim transformando a vida desses, alvos em um martírio no âmbito escolar. Neto (2005), acrescenta que o autor do bullying é tipicamente popular, e são bastante propícios a desenvolverem comportamentos antissociais, apresentam comportamentos agressivos em relação aos adultos, sente prazer em dominar e controlar suas vítimas, geralmente esses agressores agem dessa forma, por causa de um ambiente familiar conturbado ou tende a ter problemas em ter relações sociais, com os indivíduos, e isso acaba causando sentimento de revolta, que é transferido para suas vítimas.

 Olweus (1993, apud SOUZA, 2011) define duas maneiras nas quais o bullying pode ocorrer: o bullying direto e o bullying  indireto. O direto pode envolver ataques de um estudante contra outro, ofensas verbais, agressões físicas, gestos e expressões faciais. O indireto implica a exclusão da vítima de grupo, fazendo com que tenha problemas para fazer novos amigos e tem tendência para o isolamento.

1.2  Vítimas e expectadores do Bullying

Podem-se considerar vítimas, os alunos que foram expostos, de forma repetida, durante algum tempo, às ações negativas e maldosas causadas por outro aluno.

Silva (2010) faz uma análise dos tipos de papéis desempenhados pelos envolvidos nas situações de bullying sendo eles a vítima típica que é aquele indivíduo geralmente pouco sociável, que sofre repetidas agressões sem buscar ajuda ou recursos para acabar com a violência, a vítima provocadora que é aquela que provoca e atrai reações agressivas sem conseguir lidar com as consequências, é uma vítima inquieta e que chama atenção demais, a vítima agressora aquela que reproduz os maus-tratos sofridos como forma de recompensação, por ter sofrido alguma violência antes e com isso tende a agredir indivíduos mais frágeis do que ela, transferindo assim os maus tratos que ela já sofreu, para as novas vítimas. O expectador refere-se ao  aluno que presencia o bullying, porém não o sofre nem o prática, esse vive constantemente com o sentimento de angústia e medo, pois teme que se ele denunciar ação, pode acabar sendo a próxima vítima.

  1.   Consequências do Bullying e a atuação do Psicólogo Educacional

O bullying é uma violência, que aumenta a cada dia, principalmente nas escolas, essa violência causa várias consequências tanto psicológicas, como físicas e sociais, para as vítimas, agressores e a testemunha ou expectador. “Alvos, autores e testemunhas enfrentam consequências físicas e emocionais de curto e longo prazo, as quais podem gerar dificuldades acadêmicas, sociais, emocionais e legais” (NETO, 2005, p.168). Bulach (2003 apud CATINI, 2004), aponta que a depressão e a ideia suicida são as consequências mais comuns às vítimas.  Já Neto (2005) indica que os agressores podem ser depressivos e inseguros, sempre procurando humilhar seus colegas, isso pode gerar consequências futuras como a exclusão social, além disso, esses agressores podem ser mais propensos a se tornarem delinquentes quando adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com