TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARCTERÍSTICAS DA ARTE DO BRASIL

Pesquisas Acadêmicas: CARCTERÍSTICAS DA ARTE DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. CARCTERÍSTICAS DA ARTE DO BRASIL 5

3. CARACTERÍSTICAS DO VESTUÁRIO BRASILEIRO 6

4. CARACTERÍSTICA DA POLÍTICA DO BRASIL 6

5. CARACTERÍSTICAS DA CULTURA DO BRASIL 7

6. CARACTERÍSTICAS DAS ETNIAS DO BRASIL 7

7. CARACTERÍSTICAS DA HISTÓRIA DO BRASIL 8

8. CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA DO BRASIL 8

9. CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA 9

10. CARACTERÍSTICAS DA RELIGIÃO 9

11. CARACTERÍSTICAS DA CULINÁRIA DO BRASIL 10

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFÍCAS 10

1. INTRODUÇÃO

A população brasileira é bastante miscigenada. São inúmeras as raças que favorecem a formação do povo brasileiro.Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Com o passar do tempo vieram outros imigrantes, vindo das mais variadas regiões da terra;Italianos, Alemães, Espanhóis, Japonês, Libaneses, Chineses e etc. Essa miscigenação pode ser observada no rosto, no corpo, nos hábitos, nas crenças e nos valores de cada brasileiro.

No vídeo “O povo brasileiro” por Darcy Ribeiro,ele mostra que a mistura de raças foi sustentada por quatro pilares,sendo elas:

• As matrizes que compuseram o nosso povo;

• As proporções que essa mistura tomou em nosso país;e

• As condições ambientais que ela ocorreu;

Os objetivos da vida e produção assumidos por cada uma dessas matrizes. A esses pilares foram somados três forças:

• A economia;

• A ecologia;e

• A imigração.

A partir do século XVI e XIX,nesse período desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos.Os africanos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café. Mas esses trabalhadores não eram remunerados e viviam em condições de vida desumanas.

Tendo em vista essa diversidade de raças,culturas e etnias,o resultado só podia ser umamiscigenação.Por esse motivo,encontramos manifestações culturais,costumes,pratostípicos, entre outros aspectos.

2. CARCTERÍSTICAS DA ARTE DO BRASIL

As artes brasileiras têm influência e características que representam manifestações culturais de diversas etnias como os caucasianos, negroides e mongólicos. A arquitetura do Brasil diretamente influenciada pelos povos que formão povo brasileiro e diversos estilos arquitetônicos vindo do exterior. As artes cênicas sem terra brasileira nascem em meados do século XVI como instrumento de catequese dos jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Atualmente o Brasil é um grande produtor de peças teatrais; já a dança do Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muita influência de outros países.As artes plásticas no Brasil tardiamente em relação à descoberta e colonização do território, o Brasil experimentava em desenvolvimento considerável na pintura e na escultura, com a pintura, estatuária e talha dourada para decoração da igreja.Umas das obras famosas encontram-se famosa imagem do episódio da independência do Brasil, que se encontra no museu Ipiranga em São Paulo, outra é a Batalha dos Guararapes, hoje no museu nacional das belas artes. Também temos o cinema, o design, o paisagismo e vários outros que tem grande influência na arte brasileira.

3. CARACTERÍSTICAS DO VESTUÁRIO BRASILEIRO

O setor da indústria do vestuário do Brasil é uma das quemais empregam no país, sendo 75% de mão-de-obra feminina, sendo o segundo maior empregador da indústria de transformação, e também o segundo maior gerador de primeiro emprego. O Brasil é o sexto maior produtor têxtil do mundo, e o segundo maior produtor mundial de jeans.

O Brasil importa produtos (vestuários e etc.) 29% mais barato que a Argentina com índices de pirataria e falsa classificação, com essa importação o perfil do setor em nosso país vem mudando.

O Brasil tomou como imprescindível paraindústriadovestuário do Brasila criação de marcascomcaracterísticas intangíveis diferenciados com que osconsumidores se identifiquem, e tenha sempreemprateleiras de lojistas.

4. CARACTERÍSTICA DA POLÍTICA DO BRASIL

O Brasil é uma republica federal presidencialista com regime democrático representativo, sendo o poder executivo exercido pelo presidente. O estado brasileiro é uma federação, pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela constituição federal e do poder de promulgarsuas próprias constituições.

O Brasil possui desempenhos elevados nos quesitos eleitorais e liberdades civis, possui nota acima da média em funcionalidade do governo e desempenho inferior no quesito participação política e cultural política. O Brasil é considerado regime híbrido em participação política e regime autoritário em cultura política.

O Brasil é percebido como um país extremamente corrupto ocupa o 69° lugar do índice depercepção. O Brasil ainda esta em situação melhor que todos os países do BRIC. O estado brasileiro é dividido primordialmente em três esferas, o poder executivo, o legislativo e o judiciário, sendo o executivo o Presidente da republica, o legislativo é exercido pelas Assembleias legislativas estaduais, onde criam as leis e finalmente o judiciário sua estância máxima é o supremo tribunal federal responsável por interpretar a constituição.

5. CARACTERÍSTICAS DA CULTURA DO BRASIL

A cultura brasileira tem influência de vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro, existe um mosaico de diferentes vertentes culturais que forma a cultura no Brasil, apesar do brasileiro ser um mosaico étnico quase todos sãocristãos, com largo predomínio de católicos.

Outros grupos étnicos deixaram grande influência na cultura nacional são elas: indígenas, africanas, italianas, e alemã. As influências indígenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com