TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAso Kodak

Trabalho Escolar: CAso Kodak. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  1.707 Visualizações

Página 1 de 4

1. Principais erros cometidos pela Kodak:

O principal erro da Kodak foi deixar de inovar e acompanhar a evolução tecnológica dos seus concorrentes. Aparentemente parou no tempo, por continuar com a sua forma de gestão “arcaica” baseada na obediência total ao chefe. Por mais que os engenheiros da Kodak tenham desenvolvido a tecnologia da máquina fotográfica digital na década de 70, não foi uma empresa ousada a ponto de iniciar a produção deste novo produto, pois possuía liderança no mercado mundial de filmes fotográficos e naquela época os seus gestores não imaginavam que este ramo do negócio iria sucumbir à tecnologia desenvolvida nos seus próprios laboratórios. Existe uma justificativa, que saiu de dentro do seu parque industrial, que a qualidade das primeiras fotografias digitais eram muito ruins e que seu corpo administrativo apostou na paixão dos fotógrafos, que “jamais” deixariam se utilizar a fotografia tradicional. Outro erro estratégico da Kodak foi investir somente nos mercados tradicionais – EUA e Europa – relegando países emergentes e quando percebeu este equívoco não havia mais retorno possível. Por mais que tenha alcançado mais de mil patentes, na indústria fotográfica, este ramo dos negócios não foi suficiente para sustentar a empresa na situação atual. Adicionalmente, o modelo de gestão adotado por Perez não conseguiu reverter as dificuldades da empresa. Os investimentos em impressoras não renderam as margens que a empresa obtinha com a venda de filmes e máquinas tradicionais.

2. Em sua opinião, as medidas de reestruturação adotadas por Antonio Perez foram adequadas? Por quê?

Diante do cenário em que encontrou a Kodak, Antonio Perez adotou as principais medidas que uma empresa pode realizar: cortar custos, aumentar a rentabilidade de seus negócios e investir no seu principal ramo, desde que este seja possível de inserir no mercado e apresentar lucro. O histórico mostra que as estratégias adotadas por Perez não foram suficientes para recuperar os prejuízos que a Kodak incorreu em função de suas decisões de negócio. Outro fator relevante foi que Perez havia tido uma gestão anterior de sucesso e se criou a mesma expectativa na Kodak, no entanto, há profundas diferenças entre uma organização e outra, seja na cultura, no ramo de atividade, etc. E, muitas vezes um modelo de sucesso em uma pode não ser adequado em outra.

3. Se você fosse um Controller da Kodak, que alternativas poderia oferecer aos principais executivos para salvar a empresa?

Para impedir a falência dos negócios da Kodak iria apresentar as alternativas equivalentes às que foram apresentadas por Antonio Perez. Tentaria readequar os negócios da empresa, de acordo com o que o mercado busca e necessita. Com isto não seria possível continuar a investir na produção de um produto obsoleto, como os filmes fotográficos, pois estes não seriam mais suficientes para assegurar a liquidez dos ativos diante do mercado atual. Não significa que a produção pararia por completo, mas seria o adequado para atender às demandas atuais, sem tentar buscar novos clientes.

O principal investimento seria na tecnologia de fotografia digital. Com base nas patentes da empresa, buscaria desenvolver um produto de alta qualidade, de fácil inserção no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com