TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS CONTABEIS

Trabalho Escolar: CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA PÓLO MANAUS

ANDRESSON DA SILVA RA: 396905

CLAUDENIR FONSECA GONÇALVES RA: 399626

FÁBIO CALDAS CORRÊA RA: 401772

KARLEY SOARES RA: 390431

RAPHAEL CARDOSO DA FONSECA RA: 396255

WILTON FREITAS DA SILVA RA: 398339

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: CIÊNCIAS SOCIAIS

MANAUS-AM

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA PÓLO MANAUS

ANDRESSON DA SILVA RA: 396905

CLAUDENIR FONSECA GONÇALVES RA: 399626

FÁBIO CALDAS CORRÊA RA: 401772

KARLEY SOARES RA: 390431

RAPHAEL CARDOSO DA FONSECA RA: 396255

WILTON FREITAS DA SILVA RA: 398339

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho de atividade prática supervisionada, apresentado a tutora à distância da Universidade Anhanguera Educacional, como requisito à obtenção de nota da Mat. de Ciências Sociais do 2° Semestre, sob a orientação da Profa. Marlene Terezinha Vicentini.

MANAUS-AM

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE: TRATADO DE SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO. 5

2 A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO 7

2.1 TRABALHO 7

2.2 CONSUMO 7

2.3 SOCIEDADE 7

2.4 AS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL 8

3 DOCUMENTÁRIO ILHA DAS FLORES 10

3.1 DOCUMENTÁRIO BUMBANDO 10

4 DOCUMENTÁRIO PAJERAMA 12

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste no entendimento da vida cotidiana na sociedade através de estudo da fenomenologia que constitui como uma técnica descritiva empírica, mas não científica do ponto de vista de ciência empírica. Através desse estudo entenderemos como se forma uma sociedade nos dias de hoje.

Através de vídeos e livros que pesquisamos na internet podemos entender como se comportam as sociedades, como é a classe de trabalhadores de baixa renda, como eles pagam seus imposto, fazem suas compras do mês, nesse trabalho é possível ver relatos de pessoas de diversas partes do país, de como eles são tratados pelos governos dos seus estados.

1 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE: TRATADO DE SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO.

A pretensão do autor nessa obra é mostrar que a realidade do senso comum pode ser influenciada pelo mercado de ideias. A obra mostra a realidade o que constitui a realidade cotidiana do mundo. Segundo o autor, para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de que a filosofia é inerente a essa construção. O mundo da vida cotidiana não é apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, mas que também surgem de aspectos particulares como pensamentos e ações. O autor entende que a melhor técnica para atender a natureza dessa realidade é a fenomenologia, já que essa se constitui como uma técnica descritiva empírica, mas não cientifica do ponto de vista de ciência empírica. O senso comum tem diversas interpretações sobre a realidade cotidiana, sobre os objetos como se apresentam a consciência sendo de diferentes esferas da realidade. Segundo o autor a realidade se forma a partir da relação com outro. Mas o sentido de realidade nesse livro é de coisas corpóreas ou materiais, ou seja, nós chamamos de realidade objetiva as coisas que nós sabemos que existem porque são corpóreas (corpóreas no sentido de possuir significado). Por exemplo, devemos ter na mente como saber reconhecer seus semelhantes que se deparam na vida diária e ciência sobre os desencarnados que aparecem em meus sonhos. Não posso dizer que aquele sujeito que morreu e apareceu no meu sonho é real, mas eu posso dizer que ele já foi real e que ele ainda está em minha realidade por meio da lembrança. Logo, devemos entender o mundo como tendo múltiplas realidades, porém, dentro dessas realidades a mais importante é aquela da vida cotidiana e essa é a predominante. Por exemplo, (eu pego um ônibus todos os dias, nesse ônibus vejo as mesmas pessoas, desço do ônibus e para e uma padaria e sou atendido pelo balconista.) Esses objetos fazem parte da minha realidade, porém, se eu me atrasar essa realidade muda, as pessoas do ônibus não serão as mesmas, o balconista não será o mesmo e etc. Ou seja, diante da minha realidade há uma serie de outras realidades que existem independentes da minha. Enquanto eu estou surfando no litoral, há um tsunami no Japão. Estendendo a realidade da vida diária como sendo ordenada em padrões que são independentes, ela aparece ordenada por objetos que já estão lá antes da minha entrada em cena, por exemplo, o ônibus que pego diariamente esta lá independente de mim, ele vai passar, as pessoas vão trabalha e etc. A realidade está organizada em torno do aqui, do meu corpo e do “agora”, esse é o foco da minha atenção.

O livro de Peter Becker trata do conhecimento que rege a conduta da vida cotidiana; para esclarecer esse conhecimento, o método usado é a análise fenomenológica. Essa realidade social da vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com