TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS

Tese: CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Aula 15: Políticas Públicas: Políticas públicas são decisões e ações empreendidas pelos governos de todos os níveis, municipal, estadual e federal, no atendimento das necessidades e reivindicações públicas. O texto enfatiza, porém, que os cidadãos podem interferir diretamente nas decisões e ações governamentais quando acharem que o governo não está atendendo suas reivindicações. De que forma os cidadãos podem influenciar as decisões e ações governamentais?

Resposta:

A sociedade em geral, as empresas, as organizações não governamentais, os sindicatos, as associações, entre outras, desenvolve um papel fundamental na formulação das políticas públicas. São esses grupos que vão apresentar aos dirigentes públicos suas necessidades e, consequentemente, as necessidades sociais. Mesmo envolvendo, muitas vezes, conflitos e disputas, o resultado final de embate entre os grupos sociais e o governo é quase sempre benéfico, já que, independente do grupo, o ganho é sempre uma conquista social.

As políticas públicas não são responsabilidade apenas dos dirigentes municipais, estaduais ou federais. Elas são, também, responsabilidade da sociedade que, não podendo se expressar de maneira totalizante, tem o direito e o dever de solicitar aos seus representantes soluções para seus problemas sociais e melhorias para sua comunidade e seu entorno. Uma vez assumido que as responsabilidades no desenvolvimento das políticas públicas não são somente do governo, podemos visualizar como as empresas podem criar mecanismos que auxiliem o desenvolvimento dessas políticas. Assim, as instituições privadas podem criar programas de apoio á transformação da sociedade, desenvolvendo ações conjuntas com o poder público.

Aula 16: Globalização: Até hoje, é difícil definir o que é globalização porque esse termo envolve processos econômicos, políticos, sociais e culturais. Lendo e interpretando o texto desta aula, aponte o fator preponderante que serve como explicação para o processo de globalização.

Resposta:

O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.

Acreditamos que não exista um monopólio ideológico da globalização. Por mais que ela pareça determinar todo um comportamento pelo planeta, a resistência está nas mais diferentes manifestações culturais.

Aula 17: Ideologia: “Tudo o que pensamos, na forma de idealizações, de representações sociais e visões de mundo; é determinado pelas condições sociais sob as quais vivemos”. Com base nesta afirmação, explique o conceito de ideologia.

Resposta:

A ideologia tem como função assegurar uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas prefixadas pela sociedade. Portanto, a ideologia assegura a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e menos compensadoras, em nome da vontade de Deus ou do “dever moral” ou simplesmente como decorrente da ordem natural das coisas.

Aula 18: Os meios de comunicação: Tendo como referência o assunto tratado na aula anterior (aula 17), estabeleça uma relação entre a influência exercida pelos meios de comunicação em nossas vidas nos dias de hoje.

Resposta:

Os meios de comunicação são responsáveis por passarem a informação e muitos detêm poderes de manipulação e alienação das massas; sugerindo produtos e maneiras de agir, tanto de forma direta como indireta. A publicidade sempre nos mostra modelos perfeitos de ser, de vida ideal e que o expectador pode adquirir desde que compre determinado produto.

O momento atual tem sido chamado de era das comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso aos veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações para a sociedade. Na maioria dos lares brasileiros, os meios de comunicação estão presente entretendo e distraindo as pessoas, sendo assim tão atraente e popular acaba por interferir no modo de pensar, agir e se relacionar com o mundo.

Aula 19: Responsabilidade Social e Sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com