TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS

Artigos Científicos: CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Ciências Sociais

Curso: Administração

Sertãozinho - SP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 AGENTES SOCIALIZADORES DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO 4

2.2 IDENTIDADE SOCIAL E CONCIÊNCIA DE SI MESMO 6

2.3 ANÁLISE DOS VÍDEOS: ILHA DAS FLORES E BUMBANDO 7

3. PROBLEMATIZAÇÃO E REFLEXÃO DA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 9

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

O objeto de estudo das ciências sociais se relaciona com as atividades e o comportamento dos seres humanos. As ciências sociais analisam as manifestações da sociedade, materiais ou simbólicas. Estas ciências estudam aquilo que as ciências naturais não abordam, dividindo-se entre as leis universais dedicadas ao estudo da evolução das sociedades (arqueologia, história, demografia), à interação social (economia, sociologia, antropologia) ou ao sistema cognitivo (psicologia, linguística) (CORTELA, 2013).

Englobam no geral: cultura, indivíduo e sociedade.

Cultura são costumes e hábitos cultivados ao longo dos anos de uma forma que o individuo ou a comunidade os considera como comportamentos “naturais”, ou seja, que sempre estiveram com ele. A cultura também é definida em Ciências Sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, adquiridos de geração em geração dentro de sociedade e não pela herança biológica, esse processo faz parte da socialização do individuo. É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários para sobrevivência física e social. Todas as culturas apresentam alguns elementos básicos como: as crenças, os valores, as normas e a as sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia. Em sentido cientifico não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior (BERGER, 2006).

Segundo Berger (2006), o indivíduo não nasce membro de uma sociedade, nasce com a predisposição para a sociedade e torna-se membro dela, por consequência, na vida de cada indivíduo existe um tempo e uma sequencia que induz o individuo a fazer parte da sociedade. Desta maneiram, o individuo nasceu não somente em uma sociedade objetiva, mas também em um mundo social. Escolhem aspectos do mundo de acordo com sua própria localização na estrutura social e também em virtude de seu comportamento estranho de vida de cada um. O indivíduo absorve papéis com atitudes dos outros, isto é, tornando-os seus. Por meio desta identificação com os outros indivíduos torna-se capaz de se identificar a si mesma, de adquirir uma identidade. Em outras palavras, personalidade, que retrata as atitudes tomadas pela primeira vez.

A sociedade, procede ao individuo, sendo ele um produto de integração social. A criança nascer possui apenas potencialidades de tornar-se humana, ao interagir com outros, passa por varias experiência e vai sendo socializada. Podemos definir socialização como sendo a conceito das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da

civilização em que o individuo vive, este processo começa com o nascimento e é finalizado quando a pessoa morre. Existem também elementos comuns entre as pessoas, mas, o individuo continuo sendo único. Os principais agentes da socialização são: a família, a escola, os grupos de status, os meios de comunicação de massa e os grupos de referencia. O individuo ao longo da vida ocupa várias posições/status sociais, com diversos papeis na sociedade que é o conjunto de direitos, obrigações e expectativas (BERGER, 2006).

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 AGENTES SOCIALIZADORES DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de um sistema complexo de interações sociais (MAFFESOLI, 2007).

Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. O conceito de identidade, na Sociologia, é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para acontecer a interação social, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e da comunicação que se estabelece, deve haver uma modificação de comportamento das pessoas que interagem (MAFFESOLI, 2007).

A cada conjunto de interações sociais vão se formando as estruturas sociais. A estrutura social, deste modo, refere-se aos padrões relativamente estáveis e duradouros em que estão organizadas as relações sociais e que formam a estrutura básica da sociedade. Qualquer estrutura social tem como elementos básicos os status, os papéis sociais, os grupos sociais e as instituições sociais. O ser humano nasce em um grupo social e, ao longo de sua vida, interage com inúmeros grupos sociais. O primeiro grupo social com quem se tem contato é a família e depois delas outros passam a fazer parte da vida do indivíduo, transformando-o, cada vez mais, em um ser social (MAFFESOLI, 2007).

Segundo Savoia (1989), o individuo faz parte de diversos grupos sociais e que é por meio desses grupos que o processo de socialização ocorre. Existem, então, três grupos: a família, a escola (agentes básicos) e os meios de comunicação (televisão e internet).

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com