TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho acadêmico: CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.960 Palavras (16 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 16

ANHANGUERA – UNIDERP – FACULDADE MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CIÊNCIAS SOCIAIS

ANA LÚCIA DE ARAÚJO – RA 421071

CORDEIRÓPOLIS - SP

2013

ANA LÚCIA DE ARAÚJO – RA 421071

CIÊNCIAS SOCIAIS

Relatório apresentado como Atividade Prática Supervisionada do curso de Administração de Empresas do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor à distância Me. Maurício Dias.

Cordeirópolis - SP

2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................................4

2.CIÊNCIAS SOCIAIS.........................................................................................................5

3. ASPECTOS SOCIAIS, POLITICOS, HITORICOS E CULTURAIS.........................7

4. INTERAÇOES SOCIAIS EXISTENTES.......................................................................9

5. DESINGUALDADE SOCIAL.......................................................................................12

6. SITUAÇOES COTIDIANAS DE EXPLORAÇOES DO MEIO AMBIENTE.........13

7. CONSIDERAÇOES FINAIS............................................................................................14

8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................................15

1. INTRODUÇÃO

As Ciências Sociais observa o comportamento desenvolvimento dos grupos e sociedades, os aspectos que influenciam a vida das pessoas, definindo o comportamento humano de maneira científica e teórica, examinando as forças sociais, problemáticas e padrões que podem ser generalizados usando conceitos como os de estrutura social e cultura que se inter-relacionam, entre outros.

O trabalho aborda de forma simples todos os fatores que influenciam a vida humana e mostra os demais problemas enfrentados pela sociedade, pois a sociologia busca com sua criatividade estabelecer relações entre indivíduo e sociedade.

2. CIÊNCIAS SOCIAS

A Ciência Social estuda os conceitos da vida do individuo na sociedade, de forma que temos fatores que se influenciam para resultar no comportamento observado. Pois a cultura individual de cada pessoa influencia no comportamento social da sociedade.

Toda a sociedade possui valores que tendem a inspirar os costumes que devem ser vivenciados e as normas servem para regulamentar o cumprimento dos costumes. Podemos melhor definir a sociedade, uma palavra que faz parte da vida de todos.

Sociedade – Segundo o dicionário Aurélio: Agrupamento de seres que vivem e estado gregário. Grupo de indivíduos que vivem a vontade própria sobre normas comuns; comunidade. Grupos de pessoas que, submetidas a um regulamento, exercem atividades comuns ou defendem interesses comuns, grêmio, associação, agremiação. Meio humano em que o individuo esta integrada. Contato pelo qual as pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução dum fim comum.

Dentro da sociedade encontraremos alguns problemas devido o homem ser um produto de interação na sociedade, pois o homem é responsável por conseguir se socializar com as pessoas que vivem na mesma sociedade que ele, encontrara todos os dias pessoas com estilos diferentes, caso ele não consiga se socializar com as pessoas próximas poderá causar problemas, ou seja desunião, deixando o grupo social fraco para lutar pelos seus direitos. a sociedade constituirá sua própria personalidade a partir das personalidades das pessoas que nela convivem.

O individuo é uma criatura muito complexa com personalidade e culturas diversas, tendo em si próprias barreiras que dificultam ele se relacionar com as outras pessoas. Que são resultados de uma das características importantes da sociedade que são estruturas na desigualdade, seja ela em qualquer uma das categorias, como raça, status, origens, etc.

Denomina –se Indivíduo -O exemplar duma espécie qualquer, orgânica ou inorgânica, que constitui uma unidade distinta. A pessoa humana, considerada em suas características particulares; criatura. Pessoa qualquer; sujeito, criatura, cidadão.

Os seres humanos são de “natureza” social, vivem dentro de padrões sociais e são socializados para aprenderem esses padrões.

No decorrer de sua vida a contar do dia de seu nascimento o individuo ira fazer parte de uma sociedade como o nome de família, nela este aprendera as crenças e costumes que eles tem e começará a praticá-las, este processo pode se repetir por varias gerações.

Todos nos teremos direito de participarmos de quantos grupos sociais quisermos, que são os grupos de pessoas que tem gosto em comum em relação a certa coisa, podemos conhecer vários grupos.

Cada individuo tem sua cultura de origem desde pequeno. Podemos sofrer alguma alteração a ir conhecer as outras culturas e crenças, mais sua cultura de família nunca se perderá totalmente.

Onde Cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com