TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Seminário: CIÊNCIAS SOCIAIS CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Seminário  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DE ESTUDO - CIÊNCIAS SOCIAIS

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Séc. XV – Idade Média

Organização feudal fragmentada

Estrutura fundiária

Economia agrária

Relação de vassalagem e servidão

Pensamento teológico-dogmático

Séc. XVI – Transição

Estado Absolutista

Economia agrária e mercantil

Relação de vassalagem e servidão

Pensamento teológico X pensamento lógico-racional

Séc. XVII – Transição 2

Estado Absolutista/Estado de Direito

Mercantil Industrial

Servidão e assalariado

Ciências exatas/método dedutivo

Séc. XVIII – Idade Moderna

Estado de Direito (Revolução Francesa – 1789)

Capitalismo industrial (liberalismo) (Revolução Industrial – 1750)

Relação de assalariamento (trabalhador livre)

Ciências da natureza/método indutivo

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

Racionalismo (séc. XVI/XVII)

Conhecimento: emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Libertou-se o conhecimento do controle dogmático e teológico da tradição, permitindo uma nova atitude intelectual, diante dos fenômenos da natureza e da sociedade.

Obs.: Maquiavel procura mostrar como se organiza o poder dentro da sociedade e como buscar a estabilidade política por parte do governante (rei), bem como estabelecer relacionamentos de interesses para se manter no poder, após analisar a sociedade onde vivia e as relações de subordinação e dominação entre as pessoas.

Métodos: buscava-se sobre tudo, o método dedutivo, aliado ao emprego sistemático da razão.

Obs.: O espírito especulativo, conceito e postura de questionamento, baseado na razão, causou grande impacto e fragilidade na sociedade feudal.

O método dedutivo parte do geral para o particular, ou seja, tendo a observação da realidade ou do fenômeno como base, cria-se uma teoria explicativa racional que busca entendê-los.

Iluminismo (séc. XVII)

Conhecimento: seu emprego visava à contestação sistemática da Ordem Feudal, abrindo espaço para produção de um saber sobre os fenômenos histórico-sociais, com finalidade crítica.

Obs.: Os iluministas sustentaram os valores da Revolução Francesa, apoiando a burguesia na liberdade intelectual, contratual e econômica, indo contra o feudalismo.

Métodos: modelo das ciências da natureza, baseado na observação, na experimentação e na acumulação de dados, combinado com o uso da razão. É a indução que revela a natureza do mundo. A observação é melhor que as conjunturas e especulações para produção do conhecimento.

O método indutivo parte do paricular para o geral, ou seja, através da experimentação e testes, ocorre a indução para identificar um modelo explicativo geral que esclareça o fenômeno observado em testes.

Positivismo (séc. XIX)

Conhecimento: A postura crítica do iluminismo agora deveria ser separada por outra, mais voltada para organização e o aperfeiçoamento da sociedade. O objetivo era produzir um saber reorganzacional.

Métodos: A chamada “Física Social” é a ciência que tem por objetivo próprio o estudo dos fenômenos sociais, segundo o mesmo espírito com que são considerados os fenômenos da natureza, isto é, como fenômenos submetidos a leis invariáveis, cuja descoberta é o resultado de pesquisa.

Obs.: O lema do Positivismo é Ordem e Progresso. A burguesia se tornou conservadora, buscando aliar ordem social e progresso econômico, frutos da Revolução Industrial.

OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

EMILE DURKHEIM (CONSERVADOR)

Teorias: No Evolucionismo as sociedades possuem estágios de desenvolvimento, tornando possível categorizá-las em determinado grau de evolução, tendo a sociedade europeia como a mais avançada.

Outra teoria utilizada pelo sociólogo é o Funcionalismo. Tendo a sociedade europeia como fundamento, faz metáfora entre esta sociedade supostamente evoluída e um organismo vivo. Cada segmento da sociedade é um órgão, sendo cada um responsável por uma função dentro da sociedade. Se um destes segmentos falhar toda a sociedade irá “adoecer”.

Objeto de Estudo: O Fato Social é todo fenômeno social caracterizado por ser exterior e anterior ao individuo (fenômeno é autônomo e já existe ao indivíduo), por constranger e pressionar o indivíduo e por ser generalizado e estar presente em toda a sociedade. Ex.: casamento, crime.

Métodos: Empírico-indutivo e comparativo das diferentes espécies sociais.

Tarefa do cientista social: Identificar as leis imutáveis que regem a vida social, estabilizar a nova ordem social (burguesa), promover a harmonia e a solidariedade social.

Conhecimento científico: Para Durkheim o conhecimento deve ser neutro e objetivo, instrumento de coesão e solidariedade social. Durkheim escabele regras morais para amenizar os conflitos sociais e para que se tenha uma consciência social dentro da sociedade.

Principais Conceitos: A Solidariedade Mecânica e Orgânica é caracterizada pela divisão do trabalho, sendo que cada trabalhador é independente um do outro, sendo que todos têm conhecimento do processo produtivo, sem alienação do trabalho e sim colaboração entre as partes envolvidas.

As Espécies Sociais são um conceito abordado por Durkheim que escabele um grau de evolução das sociedades, da menos avançada (primitiva), passando por um grau intermediário (barbarismo) e até o alto grau de avanço (civilização).

E o Fato Social é todo fenômeno social caracterizado por ser exterior e anterior ao individuo (fenômeno é autônomo e já existe ao indivíduo), por constranger e pressionar o indivíduo e por ser generalizado e estar presente em toda a sociedade. Ex.: casamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com