TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Trabalho Universitário: COMPETENCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis

Aula-tema 03: Contabilidade Geral

NOME MATHIAS DE FREITAS FREIRE

RA 2562334185

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis

Aula-tema 03: Contabilidade Geral

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissionais – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Aline Toledo Arena.

Anhanguera Educacional

2014

Passo 2 : Considerando o estudo realizado nos textos indicados, você deverá:

1. Descrever, em no máximo 30 linhas, quais foram as principais mudanças ocorridas com a edição da Lei 11.638/07 e alterações posteriores, e quais seus impactos na contabilidade desenvolvida no Brasil.

Como foi descrita na web aula do professor Marcelo de Azevedo, a contabilidade é a linguagem dos negócios e que através das informações fornecidas por essa área, é possível mensurar os resultados das empresas avaliar o desempenho dos negócios e obter diretrizes para tomada de decisões. A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões.

Iudícibus leciona que: “... o estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas, ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário”.

O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato.

O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas. A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização.

As alterações referentes à lei n° 6.404 de 1976 vieram através da lei n° 11.638 de 2008, trouxeram mudanças principalmente na escrituração e elaboração das demonstrações contábeis das empresas S/A, padronizando a contabilidade Brasileira com a Internacional, no que tange as formas de elaboração dos lançamentos.

Sendo assim as principais alterações contábeis apresentadas pela Lei 11.638/07 em relação à Lei nº 6.404/76, trouxeram uma nova visão a contabilidade Brasileira, segue abaixo as alterações:

a) Demonstração dos fluxos de caixa

b) Demonstração do valor adicionado

c) Escrituração

d) Balanço patrimonial

e) Patrimônio líquido – Ajustes de avaliação patrimonial

f) Critérios de avaliação do ativo e do passivo

g) Demonstração do resultado do exercício

h) Reserva de lucros a realizar

i) Avaliação de investimentos em coligadas e controladas

j) Reserva de incentivos fiscais

k) Demonstrações financeiras de sociedades de grande porte.

l) Entidade encarregada de emitir padrões contábeis e de auditoria, entre outras.

Classifica-se a demonstração de fluxo de caixa como um dos principais relatórios contábeis para fins gerenciais. Foi introduzida pela lei 11638/07 tornando-se obrigatória substituindo a demonstração das origens e aplicação de recursos. Mas mesmo sendo indispensável para tomada de decisão dentro da entidade, ela não é eficiente para apurar com exatidão o resultado positivo ou negativo.

A partir da publicação da normativa CVM n° 457 de 2007, foi determinado que todas as empresas com sede no Brasil que tem ações negociáveis na bolsa de valores, passem a elaborar suas demonstrações financeiras tendo como base as normas internacionais sendo norteada pela IFRS, sendo obrigatória deste 2010 para que o exercício anterior sirva de comparativo. Após muitas negociações dentre as entidades que tratam dessa informações, foi posta em tramite a Lei 11.638 no congresso nacional, que viera a trazer as alterações que eram necessárias para que a contabilidade Brasileira pudesse ser reconhecida com credito pelas outras nações.

Segundo o artigo RUMO AS IFRS disposto para pesquisas, essas alterações dispostas por essa nova lei, dentre os benefícios que são destaque podemos destacar:

a) Aumento da comparabilidade e da transparência nas demonstrações financeiras;

b) Integração supranacional do mercado de capitais;

c) Disponibilização de informações financeiras com mais qualidade para acionistas e autoridades

d) Aumento da qualidade e da eficiência de grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com