TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPRAR VERSUS FABRICAR

Ensaios: COMPRAR VERSUS FABRICAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Mais comentada

Comportamento

Como agir com pessoas que falam mal de você pelas costas

A variável "custo" no contexto de decisão entre comprar ou fabricar

O artigo em questão mostrará que um dos maiores e mais importantes questionamentos das empresas,"Comprar ou fabricar?", apesar de ser de complexo entendimento, pode ter uma resposta bem precisa quando um estudo e mapeamento das variáveis for bem realizado.

Diego Pinheiro, 4 de abril de 2013

inCompartilhar

2

A escolha sobre comprar ou fabricar é muito antiga e sempre foi um assunto polêmico e de difícil tomada de decisão por parte dos profissionais da área. No entanto, durante todo esse tempo, há muito anos, que a grande maioria das empresas na hora de decidir sobre a fabricação ou terceirização de um produto opta por basear sua tomada de decisão apenas pelo aspecto custos.

Na verdade, a variável custo é muito importante e não pode ser deixada de lado nessa decisão. Porém, para que possamos responder a essa questão precisamos de muitas outras variáveis e de um estudo macro e integrado entre todas elas. A partir daí podemos dizer se tomaremos a estratégia pela fabricação própria ou terceirização em função dos resultados obtidos pelo estudo. Algumas empresas tentam tirar o foco do aspecto custos e dizem que antes dessa tomada de decisão vão fazer um estudo mercadológico (tipo de produto e tipo de demanda). Ao analisarem dessa forma estão corretos, pois o tipo de produto e demanda dirá se será viável ou não fazê-los internamente.

Segundo alguns teóricos é viável optar por fabricar um produto quando o mesmo possui alto valor agregado e também uma demanda alta e regular. Outras empresas falam que a escolha da melhor resposta a essa questão será feita com base em uma análise estratégica, por exemplo: Se eu terceirizar eu ganho em eficiência operacional e alcanço melhores níveis de serviço. Por outro lado, eu mesmo fabricando me torno independente e dono de todo processo produtivo. Tudo isso é muito verdade e seri

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com