TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

Seminário: CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Seminário  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

Administração tem sua origem do latim que significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

Seu processo é alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas, e outros recursos organizacionais.

Sendo um processo cíclico e repetitivo de decisões e ações, é um sistema de inúmeras variáveis que convergem para o alcance final de resultados.

O administrador precisa reunir diferentes recursos e competências para transformá-los em resultados concretos.

Cada autor tem uma visão particular sobre administração, mas as principais características relatadas que uma organização busca são: capacidade de identificar prioridades, capacidade de delegar funções, habilidade para identificar oportunidades, capacidade de comunicação, redação e criatividade, capacidade de trabalho em equipe, facilidade de relacionamento, domínio de métodos e técnicas de trabalho, capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos, capacidade de estabelecer e consolidar relações e capacidade de subordinar-se e obeceder a autoridades.

Porém tais características não são fáceis de desenvolver e nem tão pouco de sustentar, o bom administrador deve saber vencer tais desafios para mostrar sua capacidade, manter e crescer em suas habilidades.

CONCEITO ATUAL DE ADMINISTRAÇÁO

Nos dias atuais a administração ultrapassa fronteiras de países e organizações, não restringe aos limites nacionais, caminhando cada vez mais para ser uma ciência universal, porem ela não é necessária somente para administradores, abrangendo também o conhecimento humano e cientifico. Por exemplo: o desenvolvimento de um país ou organização passa necessariamente pela administração aumentando a qualidade de vida das pessoas e permitindo a transformação de invenções cientificas em produtos e serviços disponíveis para a maioria da população contribuindo também paranossa vida cotidiana.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TGA (Teoria Geral da Administração)

O grande precursor das teorias da administração foi Taylor no começo do século XX, provocando uma revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época.

Suas principais características eram: dar ênfase nas tarefas que baseava-se na divisões do trabalho e especialização do operário, na padronização, incentivos salarias e prêmios por produção. Dar ênfase na estrutura organizacional que busca no planejamento e na organização de órgãos e cargos que compõem a empresa (Meirelles, 2003).

Os autores clássicos baseavam–se em leis ou em princípios universais aplicáveis a todas as situações enfrentadas pelos administradores. Fayol dava ênfase em prever, organizar, comandar e controlar, enquanto Gulick, Dale e Newman davam ênfase em planejar, organizar, dirigir e controlar.

Fayol listou cerca de quatorze princípios gerais das administrações, os mais conhecidos são:

• Divisão do trabalho: na designação de tarefas especificas para cada um dos órgãos da organização;

• Autoridade e responsabilidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com