TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO ORÇAMENTAL

Projeto de pesquisa: CONCEITO ORÇAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...........................................................................................................

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO ..................................................................................

2.1 ORÇAMENTO GERAL ............................................................................................

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL .......................................................................................

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO ..................................

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO ......................................

3.2 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA .................................................................

4 BALANÇO PATRIMONIAL .......................................................................................

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO ............................................

6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA ..........................................................

7 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS ......................................................................................

8 CONCLUSÃO ............................................................................................................

REFERÊNCIAS ............................................................................................................

INTRODUÇÃO

1-Este trabalho sobre as GESTÃO O ORÇAMENTO EMPRESARIAL, tentarei buscar o máximo de informação possível sobre as matérias estudadas no semestre, levando um aprofundamento nos conhecimentos para um melhor aprendizado sobre as empresas comerciais. A busca será nos livros didáticos da disciplina,pesquisas na rede mundial de internet e em alguns cursos de aperfeiçoamento,mas o maior foco mesmo será os livros didáticos das disciplinas de ciências contábeis,

2.DESENVOLVIMENTO

2.1-Conceito de Orçamento. (empresarial)

O conceito de orçamento é um plano de ação proposto pela administração que abrange todas as fases por um determinado período de tempo. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela administração como um todo.

Ao se planejar um orçamento devemos atentar pelos fatos com antecedência para evitar problemas em potencial e com isso evitá-los.Uma vez resolvido um problema futuro podemos nos reorganizar e nos adequar para explorar as novas oportunidades.

Um orçamento bem feito pode impulsionar um planejamento e os planos estratégicos;

Proporciona uma avaliação de desempenho.

Motiva os funcionários e seus administradores.

Promove a coordenação e a comunicação entre os setores de uma empresa.

2.2 - ORÇAMENTO GERAL

O orçamento geral envolve orçamento operacional e financeiro ,onde as empresas usam com objetivos de comparar os resultados alcançados e uma ferramenta muito usada como método de planejamento estratégico tanto de curto como de longo prazo.

O orçamento geral envolve:

2.3 -ORÇAMENTO FLEXIVEL.

O orçamento flexível foi desenvolvido como uma forma de solucionar os orçamentos estáticos, resumindo ele deve se adequar ao nível de trabalho da empresa, onde o comportamento da mesma se altera diante do volume de produção. Na elaboração do orçamento flexível devemos levar em consideração os custos fixos, semifixos, e variáveis.

3. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO.

Para muitos o orçamento é uma ferramenta importante na gestão, ao medir o desempenho financeiro de uma empresa,mas não é um procedimento isolado, feito apenas no departamento financeiro, mas engloba todos os setores de uma organização no intuito de maximizar os resultados esperados.

A gestão econômica apresenta um modelo eficaz para a administração,onde oferece uma visão competitiva no mercado competitivo.

O orçamento empresarial deve abranger os seguintes tópicos: rentabilidade,lucratividade,liquidez e risco.

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO (EMPRESA PRIVADA)

Um orçamento bem elaborado pode ajudar o administrador na redução dos custos e das cargas tributarias, sendo que o contrario pode gerar problemas com o fisco nacional, com autuações fiscais,descrédito junto aos credores e ônus junto a contratação de empréstimos.

Quando falamos em orçamento empresarial temos que observar as questões tributaria e a elas devemos dar uma atenção especial já que muitas empresas antes mesmo de receber suas receitas já estão liquidando seus impostos baseando-se no seu faturamento.As questões tributarias vem de encontro com o interesse das empresas como uma ferramenta licita e poderosa para ajudar o administrador na redução dos tributos impostos as empresas.A empresa pode escolher seus regime de apuração entre lucro real e lucro presumido,sendo que essa escolha deve manter por todo um exercício financeiro.

No Lucro Real os impostos são calculado a partir da apuração do lucro do faturamento de todas as receitas da empresa e subtraindo os custos e despesas das mesmas conforme o IR(imposto de renda).Nesse regime a escrituração contábil deve seguir a legislação comercial e ao final faz-se a adições e exclusões previstas em lei.

As vantagens do lucro real esta em impostos como o PIS,COFINS,ICMS e outros onde esses impostos se dão por um regime não acumulativo,isso significa que, são pagos uma única vez e comparado ao lucro presumido tornam se bem menores,onde o PIS e de 1,65% o COFINS e de 7,6% e o ICMS e de 17%.

No Lucro Presumido os impostos são calculados baseado em uma porcentagem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com