TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA

Artigos Científicos: CONTABILIDADE APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARCO AURELIO DIAS MONTEIRO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CONTABILIDADDE APLICADA – 6º SEMESTRE”

Rio Negro

2013

MARCO AURELIO DIAS MONTEIRO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CONTABILIDADDE APLICADA – 6º SEMESTRE”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 6º Semestre.

Orientador: Equipe de Professores do 6º Semestre.

Rio Negro

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 06

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 07

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL............................................07

2.1.1 ISE-IBOVESPA.................................................................................................07

2.2 LEI DE RESPONABILIDADE FISCAL.................................................................08

2.2.1 Contribuição para a transparência das contas públicas....................................09

2.3 AGRONEGÓCIOS, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR......................10

2.3.1 Expansão destas atividades econômicas..........................................................10

2.3.2 Oportunidades de atuação do profissional contábil...........................................15

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 17

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 18

1 INTRODUÇÃO

Neste estudo serão abordadas as definições conceituais do ISE-BOVESPA, ganhos que as empresas tem em integrá-lo e o número de empresas que estão inseridos, falaremos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e sua importância para a transparência das contas públicas. Também terão tópicos sobre a expansão do agronegócio, da construção civil e do terceiro setor no Brasil e por fim quais são as áreas de atuação do profissional contábil e as tendências de mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

2.1.1 ISE-IBOVESPA

Há quase 10 anos surgiu a ideia da criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, que se concretizou com o seu lançamento em novembro de 2005. A cada ano, o índice se confirma como importante fator de indução das empresas em busca de um modelo de negócios que contribua com o desenvolvimento sustentável.

Em 2010, quando foram definidos os objetivos estratégicos do ISE para um horizonte de cinco anos, o Conselho Deliberativo do ISE (CISE), a BM&FBOVESPA e o GVces se comprometeram, entre outros, a trabalhar para aumentar o número de empresas participantes no processo, incrementar o volume de recursos investidos e produtos vinculados ao índice, e torná-lo um benchmark de investimentos sustentáveis e responsáveis. Esses objetivos foram definidos a partir de uma série de diálogos realizados com os principais stakeholders do índice e, para alcançá-los, a BM&FBOVESPA encomendou este estudo, a fim de ampliar a participação das empresas e aumentar o engajamento dos investidores.

Neste percurso, torna-se cada vez mais claro para as empresas o benefício de ser parte deste processo. O ISE destaca-se dentre seus pares por ter um processo coletivo de aperfeiçoamento da sua principal ferramenta de avaliação das empresas, que é o questionário-base, seja por meio da consulta e audiência pública, das oficinas e outras formas de aprimoramento e revisão do questionário. Esse processo confere legitimidade à metodologia adotada, além de refletir melhor as demandas da sociedade em relação à sustentabilidade empresarial.

O ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Tais ações são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi o quarto índice desta natureza a ser lançado no mundo, em uma iniciativa pioneira na América Latina. Ele reúne as empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA com as melhores práticas em gestão empresarial e com maior alinhamento estratégico com a sustentabilidade, representando um incentivo para que as empresas busquem o desenvolvimento econômico com inclusão social e respeito ao meio ambiente, e ao mesmo tempo, serve como um indutor do mercado de Investimento Sustentável e Responsável no Brasil. Sua missão é induzir as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com