TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.

Ensaios: CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que o mundo passa por constantes mudanças e no dia-a-dia de uma entidade não é diferente. A concorrência é uma variável que mais perturba a empresa e seus administradores, onde nestas condições o conhecimento, a tecnologia, inovação, agilidade entre outros, são diferencias que contribui para a continuidade das empresas num ambiente competitivo. A veracidade de uma informação é uma premissa que norteia os gestores nas tomadas de decisões, sendo ela encontrada na contabilidade com precisão, portanto de grande relevância. Segundo Silva (2005), a linguagem dos negócios e as demonstrações contábeis são os canais de comunicação que nos fornecem dados e informações para diagnosticarmos o desempenho e a saúde financeira da empresa.

Através das informações adquiridas da contabilidade podem-se obter melhores resultados, tendo em vista a eficiência e a importância das análises das demonstrações contábeis, assim como o ambiente em que a entidade encontra-se inserido, sendo de fundamental importância para a tomada de decisão por sócios e gestores.

A contabilidade dispõe da técnica da análise das demonstrações contábeis para averiguar as variações patrimoniais, a posição da empresa no mercado e possíveis falhas que podem estar ocorrendo na entidade. Contudo pode-se observar a importância das análises e a interpretações das demonstrações contábeis no desempenho eficiente de uma empresa. De acordo com Resnik (1991),

Uma das principais causas dos desastres com pequenas empresas é não manter os registros e controles contábeis apropriados, precisos e atualizados – e não utilizá-los para administrar a empresa. A falta de um sistema eficaz de Contabilidade não é apenas um problema contábil – é um problema administrativo. Sem registros e controles financeiros adequados, você não consegue compreender a empresa. Fica voando e uma queda é quase inevitável

Para tanto, o presente artigo tem como objetivo mostrar: a qual contribuição da análise das demonstrações contábeis, como ferramenta de gestão, em empresas de pequeno porte? Uma vez que as mesmas obtêm de deficiente controle e desconhecem dos benefícios da contabilidade para a tomada de decisões.

2. OBJETIVO

2.1. OBJETIVO GERAL

Mostrar os benefícios da contabilidade e a importância da análise das demonstrações em uma empresa de pequeno porte, como ferramenta de gestão.

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO

• Construir o referencial teórico com conceitos e definições referente ao tema pesquisado;

• Identificar o papel das demonstrações contábeis na geração de informação para tomada de decisão das empresas de pequeno porte.

• Explanar a eficiência da análise das demonstrações como método de diferencial num mercado competitivo.

3. HIPÓTESES

Toda empresa, independentemente de seu porte, encontra-se inserida num ambiente social, empresarial e econômico (Oliveira, 1997), dentro do qual deve estar completamente adaptada para que possa cumprir efetivamente seu papel, seja na satisfação das necessidades de seus clientes ou na geração de recursos que remunerem o capital investido pelo proprietário. Contudo, com a tecnologia, com as inovações dos órgãos fiscalizador, que a cada dia encontra-se mais severas, as empresas de pequeno porte, assim como as demais, tem sofrido um grande impacto, onde, para manter a perspectiva da continuidade de suas atividades na legalidade e com grande poder de concorrência, os gestores necessitam da contabilidade. Pois através de suas técnicas irá analisar a situação da empresa por meio de suas demonstrações e diante disso orientar seus gestores na tomada de decisão, no controle da entidade, apoiando na sua administração.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1. CONTABILIDADE E A GESTÃO EMPRESARIAL

Atualmente, o cenário econômico encontra-se cada vez mais competitivo e exigente. Os órgãos fiscalizadores estão passando a cobrar informações mais precisas e em tempo hábil não só das grandes empresas, mas também das empresas de pequeno porte. Não apenas voltado para o fisco, também no cenário onde as empresas estão inseridas, é essencial a utilização de informações que ajudem a obter resultados satisfatórios, por isso a contabilidade ganhou um grande espaço no mercado, sendo de extrema importância que suas informações e demonstrativos estejam corretos e mais próximo possível da realidade.

A contabilidade é utilizada por várias empresas como mera geradora de impostos e cumprimento de suas obrigações mensais com a receita federal, e demais órgãos fiscalizadores. A falta de informações coerente e o deficiente controle de uma entidade faz-se a necessidade de várias empresas de pequeno porte fechar suas portas em pouco tempo de vida.

RESNIK (1991) afirma que,

A boa administração é o fator determinante da sobrevivência e sucesso. A má administração - e não a economia, a concorrência, a inconsistência dos clientes ou o azar – é o fator que determina o fracasso. A boa administração – capacidade de entender, dirigir e controlar a empresa - baseia-se na atenção crítica do proprietário-gerente, e/ou responsáveis pela administração, aos poucos fatores decisivos responsáveis pelo sucesso e sobrevivência da empresa.

Entendendo que a contabilidade com suas técnicas pode ser a solução deste pilar, os sócios e gestores poderão usufruir de informações para comparar os dados coletados com períodos passados, confrontando com metas e diretrizes estabelecidas, assim como comparar com seus resultados com empresas do mesmo segmento que esteja inserida. Diante disto as informações extraídas das demonstrações contábeis é de grande importância uma vez que norteia para tomadas de decisões, tornando a empresa forte no mercado competitivo.

4.2. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

A análise das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com