TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVIVENCIA DIGNA NA TERCEIRA IDADE

Trabalho Escolar: CONVIVENCIA DIGNA NA TERCEIRA IDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE RATIO

MBA EM ELABORAÇÃO DE PROJETOS E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

TURMA II

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL-CREAS

PROJETO DE INTERVENÇÃO

CONVIVENCIA DIGNA NA TERCEIRA IDADE

NOVO ORIENTE - CE

OUTUBRO -- 2012

LIDIA MARIA CHAVES COELHO

VALDIRENE MORENO ARAÚJO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

CONVIVENCIA DIGNA NA TERCEIRA IDADE

Trabalho apresentando ao Curso de: PÓS GRADUAÇÃO: MBA EM ELABORAÇÃO DE PROJETOS E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS

Faculdade Ratio

disciplina:

Alunas: Lidia Maria Chaves Coelho

Valdirene Moreno Araújo

Orientador:

º Professor: Sydney Ipiranga

NOVO ORIENTE - CE

OUTUBRO– 20

SUMÁRIO

1. Introdução..........................................................04

2. Desenvolvimento........................................05 / 09

2. Considerações finais........................................10

3. Referências Bibliográficas................................11

4. Anexos................................................................12

INTRODUÇÃO:

O presente Relatório busca descrever os conhecimentos adquiridos durante o período do Estágio Curricular Obrigatório III, realizado para a conclusão do curso de Serviço social, com a prática do projeto de intervenção, acompanhando o cotidiano do processo de trabalho do Assistente Social, solicitando informações, identificando as características da população atendida, o grupo de Idosos acompanhados pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, público alvo escolhido devido alguns desses Idosos também serem acompanhados pelo Centro de Referencia Especializado de Assistência Social - CREAS, com a realização desse projeto pude conhecer mais de perto as mais diversas situações de vida e convivência em que esses Idosos se encontram.

Sendo assim, frente a este amplo universo de questionamentos, reflexão e analise da realidade e conhecimento da situação em que se encontra o Idoso do nosso município, é que nos propomos realizar um projeto de Intervenção, através do Estágio Curricular Obrigatório III, para levar esclarecimentos sobre os Direitos e Deveres do Idoso, assim também como para as pessoas cuidam do mesmo e seus familiares. Pois não basta os idosos serem informados, todos que convivem com o mesmo também tem de ser. Foi de grande importância da aprendizagem adquirida durante a realização desse projeto, o público escolhido também teve muito a nos ensinar. Aprendi na Prática a trajetória e os desafios que o profissional do Serviço Social enfrenta, pois colocar em pratica um projeto é muito mais difícil do que na teoria. São grandes os obstáculos mas quando se alcança os resultados positivos se tonam compensatórios.

DESENLVOLVIMENTO:

A Realização desse projeto aconteceu no período Do: dia 05 de março de 2012 a 30 de abril de 2012, em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Secretaria de Saúde, Sec. De Assistência Social, o mesmo foi supervisionado pesa Assistente Social: Girlaine Paz Santiago e o Orientador Acadêmico: Pedro Michael Bonfim Nascimento. O tema escolhido Convivência Digna na Terceira Idade é devido as quantidades de denuncias em nosso município sobre as más condições de vida em que vivem os Idosos. Assim, também como veremos a seguir esse problema não é somente em nosso município e sim um problema de preocupação Mundial, pois a população envelheceu muito nos últimos anos.

Maus Tratos e violência contra a Pessoa Idosa é tema que passa a preocupar toda a Sociedade mundial no momento em que começam a ser definidos o próprio conceito de idoso, as diversas formas de envelhecer e sua conseqüente diversidade social. Segundo a ONU, a era do envelhecimento que corresponde aos próximos cinqüenta anos, consistirá em 20% da população do planeta composta por idosos, pois a idade média da população idosa aumentou com o decorrer dos anos. Além disso, o conceito legal do Idoso também evoluiu e há diferentes idades em que a pessoa Pode ser considerada idosa.

O Brasil possui cerca de 19 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando mais de 10% da população brasileira. Segundo estimativas do IBGE, o número de idosos atingirá 32 milhões em 2025 e fará do Brasil o sexto em número de idosos no mundo. No Ceará onde a expectativa de vida da população alcançou os 71 anos, são quase um milhão e mais 1200 centenários, que são aqueles que já possuem mais de 100 anos. Em 1950 eram apenas 2,1 milhões. E em 2020, 31,8 milhões. Em setenta anos a população idosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com