TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPC 00

Artigos Científicos: CPC 00. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  4.109 Palavras (17 Páginas)  •  1.528 Visualizações

Página 1 de 17

Criação de Empresas:

Instruções para o empreendedor abrir uma empresa

Pesquisa científica Interdisciplinar construída para a disciplina TIDIR II, 1° ciclo, módulo B, do Curso Superior em Ciências Contábeis, da Faculdade Una de Contagem.

Orientadora: Natália Garcia de Oliveira

Coorientação: professores João Paulo Calembo Batista Menezes, Lucas Alexandre Barquette, Renata Moreira Lopes e Ricardo Saraiva Diniz.

Contagem, 2013

Sumário:

1. TEMA

1.1 SUBTEMA

1.2 JUSTIFICATIVA

1.3 PROBLEMA DE PESQUISA

1.4 OBJETIVO GERAL

1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2. ASPECTOS METODOLÓGICOS

2.1 OBJETO DE PESQUISA

2.2 MÉTODO DE COLETA DE DADOS

2.3 TRATAMENTO DOS DADOS

2.4 PROCEDIMENTO DE PESQUISA

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 O EMPREENDEDOR

3.2 O EMPREENDIMENTO

3.3 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

3.4 CONCEITUAÇÃO DE EMPRESA

3.5 A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE MERCADO

3.6 PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

3.6.1 O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

3.6.2 O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

3.7 GESTÂO DE NEGÒCIOS

1. TEMA:

Criação de empresas.

1.1 Subtema

Instruções para o empreendedor abrir uma empresa.

1.2 Justificativa:

Hoje em dia quem mais contrata pessoas para trabalhar são pequenas e médias empresas. Abrir uma empresa pode parecer bastante simples e é uma ideia bem atraente para pessoas que querem ter seu próprio negócio, mas para que isso aconteça o empreendedor tem de estar ciente de todo o processo que terá que passar.

Analisar a criação de empresas na atualidade não é uma tarefa muito fácil, exige disposição da parte da pessoa que pretende abrir seu próprio negócio, pois para que isto aconteça o empreendedor deve seguir uma série de regras que a lei exige do seu estabelecimento. Mas não tem como o empreendedor saber que leis são estas e que regras são exigidas do seu estabelecimento sem antes ter consultado um especialista ou lido algo a respeito do assunto. Os contadores possuem conhecimentos específicos em sua área, e saberão dar as informações necessárias para o bom andamento da empresa dentro das leis.

Portanto, este trabalho tem por justificativa apresentar ao leitor quais são os passos que deverá ser seguidos a fim de abrir uma empresa de forma legal, e preenchendo todos os requisitos necessários.

1.3 Problema de Pesquisa:

Frente às dúvidas que rondam o empreendedor, qual a importância do profissional de contabilidade para a abertura de empresas?

1.4 Objetivo Geral:

Analisar quais são os procedimentos necessários para a criação de empresas.

1.5 Objetivos Específicos:

a) Verificar quais são os aspectos legais para criação de uma empresa.

b) Identificar em qual modalidade uma empresa poderá se enquadrar.

c) Apontar ao empreendedor como identificar melhor as oportunidades de seu negócio.

2. ASPÉCTOS METODOLÓGICOS:

2.1 Objeto de pesquisa:

Abertura da Empresa Giardino Barbearia.

2.2 Método de coleta de dados:

Pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. (Fundamentos de metodologia cientifica, 7° edição, editora Atlas, autores Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, pag. 142, 2010)

2.3 Análise dos dados:

Análise (ou explicação) é a tentativa de evidenciar as relações existentes entre o fenômeno estudado e outros fatores. Essas relações podem ser “estabelecidas em função de suas propriedades relacionadas de causa-efeito, produtor-produto, de correlações, de análise de conteúdo etc. (Trujillo, 1974, pag. 178)”. (Fundamentos de metodologia cientifica, 7° edição, editora Atlas, autores Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, pag 151, 2010)

2.4 Procedimento de pesquisa:

Constituem etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos menos abstratos. Pressupõem uma atitude concreta em relação ao fenômeno e estão limitadas a um domínio particular. (Fundamentos de metodologia cientifica, 7° edição, editora Atlas, autores Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, pag. 204, 2010)

3. REFERENCIAL TEÓRICO:

3.1 O empreendedor:

Segundo José Dornelas (2001) o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.

A palavra empreendedor está diretamente ligada a empresas e negócios, mas as pessoas logo pensam em grandes empresários e executivos, não sabendo que elas próprias podem abrir um negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com