TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPC 00

Artigo: CPC 00. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: Teoria da Contabilidade

ASSUNTO: CPC 00

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório contábil e financeiro.

Tem o objetivo de elencar os conceitos básicos e fundamentais que serão utilizados na elaboração e na interpretação dos pronunciamentos técnicos, como na preparação e utilização das demonstrações contábeis das entidades, as demonstrações são utilizadas para:

- Compra manter ou vender

- Avaliar a administração

-Avaliar recursos financeiros

-Determinar politicas tributaria

-Determinar distribuição de lucros

-Regulamentar as atividades da entidade

A Estrutura Conceitual tem por objetivo definir e fornecer informações em relação a posição patrimonial e financeira da entidade (Balanço Patrimonial), relatando seu desempenho por períodos (Demonstração do Resultado) e sobre as mudanças na sua posição financeira (Demonstração dos Fluxos de Caixa, no Brasil, a partir de 2008), informações que serão úteis para:

-Dar suporte ao desenvolvimento de novos pronunciamentos técnico

-Dar suporte a órgãos reguladores nacionais

-Auxiliar os auditores

-Auxiliar os usuários das demonstrações contábeis entre outras.

As elaborações das demonstrações contábeis devem ser feitas a partir dos pressupostos básicos do regime de competência e da continuidade. Entende-se por regime de competência o registro das despesas e receitas no momento em que ocorrem independentemente do recebimento ou pagamento e, por pressuposto de continuidade é que as demonstrações contábeis são elaboradas dando prosseguimento as atividades da organização.

As características qualitativas fundamentais das demonstrações contábeis são:

A Relevância

diz respeito a importância das informações, que devem ser levadas em consideração no momento das tomadas de decisões pelos usuários. Por exemplo, a informação sobre receita para o ano corrente, a qual pode ser utilizada como base para predizer receitas para anos futuros, também pode ser comparada com predições de receita para o ano corrente que foram feitas nos anos anteriores. Os resultados dessas comparações podem auxiliar os usuários a corrigirem e a melhorarem os processos que foram utilizados para fazer tais predições.

A materialidade a informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação.

Representação Fidedigna a informação contábil-financeira não tem só quer representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade, ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

As características qualitativas de melhoria das demonstrações contábeis são Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade.

Compreensibilidade é baseada no pronto entendimento pelo usuário, porem por mais complexa que seja a matéria não deve ser levada a falta de registro.

A comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

A verificabilidade ajuda a assegurar as informações representa, significa que diferentes observadores, podem chegar a um consenso sobre o mesmo assunto.

A tempestividade significa ter informação disponível para tomadores

de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

A compreensibilidade Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.

Relatórios contábil-financeiros são elaborados para usuários que têm conhecimento razoável de negócios e de atividades econômicas e que revisem e analisem as informações.

As demonstrações contábeis tem como elementos o ativo que são onde ficam registradas as movimentações passadas que possam chegar a dar futuros benefícios econômicos (os bens e os direitos) da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com