TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPC 00

Artigo: CPC 00. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 2

CPC 00 - Estrutura conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.

Tem o objetivo de elencar os conceitos básicos e fundamentais que serão utilizados na elaboração e na interpretação dos pronunciamentos técnicos, como na preparação e utilização das demonstrações contábeis em das entidades.

A Estrutura Conceitual tem por objetivo definir e fornecer informações em relação a posição patrimonial e financeira da entidade (Balanço Patrimonial), relatando seu desempenho por períodos (Demonstração do Resultado) e sobre as mudanças na sua posição financeira (Demonstração dos Fluxos de Caixa, no Brasil, a partir de 2008), informações que serão úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica. Que por sua vez tem interesses e competências diferentes necessitando de demonstrações comuns à maioria deles.

A elaboração das demonstrações contábeis deve ser feitas a partir dos pressupostos básicos do regime de competência e da continuidade. Entende-se por regime de competência o registro das despesas e receitas no momento em que ocorrem independentemente do recebimento ou pagamento e, por pressuposto de continuidade é que as demonstrações contábeis são elaboradas dando prosseguimento às atividades da organização.

As principais características qualitativas das demonstrações contábeis são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

CAPÍTULO 1: OBJETIVO DO RELATÓRIO CONTÁBILFINANCEIRO DE PROPÓSITO GERAL

O objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral constitui o pilar da Estrutura Conceitual.

Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral

O objetivo do relatório contábil-financeiro de finalidade geral é fornecer informações acerca da entidade que sejam úteis para a tomada de decisão, a investidores e a credores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com