TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os significados de cultura, indivíduo e sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Os significados de cultura, indivíduo e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 9

OS SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

O autor relata em sua obra que a Sociologia estuda as relações sociais existente na vida humana. Mostra que o homem constrói a sociedade e define seu próprio conceito de realidade.

A realidade existente não depende de qualquer um, existe independente do individuo.

Caracteriza que existem várias realidades, mas o homem está inserido na realidade da vida comum onde encontramos atitudes diferentes entre os seres. Dessas muitas realidades podemos ter duas direções: a objetiva e a subjetiva. A objetiva depende das estruturas sociais e a própria sociedade é a realidade. Ao passo que a subjetiva ao contrario não necessita das estruturas sociais. Considera que a relação homem versos sociedade depende da sua percepção da realidade. Que a construção da realidade social vem das ideologias que sustentam valores das classes sociais formando um conjunto de ideias. Mostra que o afastamento da realidade propicia a exclusão social. Portanto o homem comum está relacionado com a realidade que é questionável. Considera que a consciência da realidade existente na vida cotidiana está pronta para influenciar o indivíduo longe e perto, devido a vivencias comuns que o envolve. Que a interação social é necessária para o convívio com a realidade nas situações básicas de indivíduo para indivíduo.

A sociedade depende da história de cada um, pois o elemento fundamental é acumular e distribuir ideias, conhecimentos da vida humana. Caracteriza que o conhecimento ocorre com reciprocidade de ações conjuntas de cada grupo social.

Como a sociedade é objetiva, o homem analisa o mundo e nessa fase, podem acontecer os desvios de conduta, onde ocorre a necessidade de intervenção disciplinar.

Mostra também que a linguagem possibilita a interação, pois as experiências são passadas e entendidas por todos através da repetição, mas essa transmissão precisa de controle.

Quando analisamos a infância dos indivíduos verificamos a formação psicossocial, quando aprendemos a falar, a comunicarmos e vivermos em sociedade no seio das famílias aceitamos os ensinamentos dos nossos pais. Quando passamos da primeira infância e entramos na adolescência, discutimos, discordamos, contestamos todos os argumentos utilizados pelos pais, professores, pois ditam regras que não concordamos. Quando chegamos à idade adulta compreendemos o significado de conviver em sociedade, passamos a conversar, dialogar e temos condição de escolher as melhores opções.

A linguagem mantém a realidade viva e que somos capazes de modificar, transformar o que aprendemos e acrescentar novos fatos que darão sentido a convivência social futuras em nossas vidas.

Entretanto e por fim, verificamos que os indivíduos sofrem interferência da sociedade por meio da cultura, interesses sociais e ideologias. O autor deixa claro que a sociedade sobrevive devido à interação social dos indivíduos que nela coexistem.

LISTA DOS SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

1. Cultura

* Definição segundo o site http: //www.brasilescola.com/cultura/

“Cultura tudo que é produzido a partir da inteligência humana”.

* Definição segundo Edward B. Tylor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura.

“Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

* Segundo Félix Guattari, pensador francês:

“A cultura segundo sua definição é composta por os três grupos: Cultura Valor; Cultura Coletiva e Cultura Mercadoria”.

Cultura valor – ideia de cultivar o espírito.

Cultura Coletiva - alma coletiva, civilização, ou seja, todos têm identidade cultural.

Cultura Mercadoria - é a cultura de massa, ou seja, julgamento de valor.

* Segundo o site: http://www.significados.com.br/cultura/

“Cultura significa cultivar, e vem do latim Colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é”.

* Definição do grupo de trabalho:

“Caracteriza por tudo que dá origem ao determinismo do grupo social, que vive e pensa sua identidade cultural, portanto convive no mesmo sistema de vida.”

2. Indivíduo

* Segundo o site: http://www.dicio.com.br/individuo/

Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.

* Segundo site: http://pt.wikiquote.org/wiki/Indiv%C3%ADduo

“Habitualmente, descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a “uma pessoa”.

* Segundo Aristóteles

“O indivíduo, no primeiro sentido, é a espécie, portanto, sendo resultado da divisão do gênero, não pode ser dividida. (An. post., II, 13, 96b 15; Met., V, 10,1018 b 5).

* Segundo Duns Scot

"Chama-se de indivíduo, ou seja, o que é numericamente uno, aquilo que não é divisível em muitas coisas e se distingue numericamente de qualquer outra" Un Met., VII, q. 13, n. 17).

* Definição do grupo

Pessoa portadora de direitos e deveres naturais, ou seja, pessoa que usuflua da convivência harmônica ou não com seus semelhantes.

3. Sociedade

* Segundo o site: http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm

“Sociologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com