TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da importância dos autores da cultura, individuo e sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento da importância dos autores da cultura, individuo e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.943 Palavras (16 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 16

A Ciência Social é uma ciência que estuda tudo relacionado à sociedade, seu objeto é o estudo dos fenômenos sociais, das instituições, das relações humanas, etc. Entretanto, mesmo havendo diferentes interpretações e definições, há uma concordância mais ou menos generalizada de que o conteúdo essencial da sociologia seja o estudo das relações e interações humanas.

No presente trabalho, apresentamos os significados diante alguns autores, de cultura, individuo e sociedade. Uma rápida analise de trabalho, consumo e sociedade, verificamos a desigualdade social visto em documentários, e ainda a sociologia ambiental.

O conjunto de informações obtidas neste trabalho foi tirado em livros e fontes de internet.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. É um conceito de várias definições, uma delas formulada por Edward B. Tylor, genericamente cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Em Roma, Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc.

Cultura é também associada, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia.

Em ciências sociais cultura também é definida como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.

Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

Significado de Cultura, segundo o Dicionário Aurélio:

Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; cultivo: a cultura das flores. / Desenvolvimento de certas espécies microbianas: caldo de cultura. / Terreno cultivado: a extensão das culturas. / Categoria de vegetais cultivados: culturas forrageiras. / Arte de utilizar certas produções naturais: a cultura do algodão. / Criação de certos animais: a cultura de abelhas. / Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura. / Sociologia Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística. / Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. / Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito. / Apuro, elegância: a cultura do estilo. // Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas considerado fora das distinções de estrutura social, e difundido em seu seio por meio de técnicas industriais. // Cultura física, desenvolvimento racional do corpo por exercícios apropriados.

Indivíduo

A palavra indivíduo em metafísica e estatística, habitualmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a "uma pessoa". Usada em muitos contextos, tanto "Sócrates" como "a Lua" são indivíduos. Em geral, "uva" e "vermelhidão" não são.

Em biologia, indivíduo é sinônimo de organismo.

Indivíduo, como peça da gíria filosófica, é muito comum e surge frequentemente como sinônimo de particular, em contraste com "universal".

Um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas ações.

Como um conjunto de pensamentos e feitos é considerado um indivíduo depende da perspectiva. Por exemplo: os pensamentos e feitos de um corpo podem ser considerados um indivíduo.

Significado de Indivíduo, segundo o Dicionário Aurélio:

Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. / Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade. / Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo? / &151; Adj. Que não admite divisão sem perder seu caráter peculiar; indiviso.

Sociedade

Em sociologia, uma sociedade do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros" é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Sociedade é um conjunto de indivíduos que formam um sistema semiaberto. Pode se dizer que é simplesmente um grupo de pessoas que convivem de forma organizada, onde a maior parte das interações é feita com outros indivíduos que geralmente pertencem ao mesmo grupo ou comunidade. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas, é uma comunidade interdependente.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum.

Compartilhar interesses ou preocupações mútuas sobre um objetivo comum é uma característica de Sociedade.

Uma sociedade humana pode ser usada como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais, as mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.

Denomina-se Sociedade, um grupo de pessoas com interesses comuns, que se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas normas e regulamentos, por exemplo: sociedade de física, sociedade de comerciantes, etc.

Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.).

O termo sociedade pode se referir também a um sistema institucional formado por sócios que participam no capital de uma empresa, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade por cotas, etc.

Alguns grupos aplicam o título "sociedade" a eles mesmos, como a "Sociedade Brasileira de Pediatria".

Significado de Sociedade, segundo o Dicionário Aurélio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com