TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno de Atividades

Seminário: Caderno de Atividades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Seminário  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 9

Caderno de Atividades

Caro (a) aluno (a), O curso de Educação a Distância acaba de ganhar mais uma inovação: o caderno de atividades digitalizado. Isso significa que você passa a ter acesso a um material interativo, com diversos links de sites, vídeos e textos que enriquecerão ainda mais a sua formação. Se preferir, você também poderá imprimi-lo.

Este caderno foi preparado por professores do seu Curso de Graduação, com o objetivo de auxiliá-lo na aprendizagem. Para isto, ele aprofunda os principais tópicos abordados no Livro-texto, orientando seus estudos e propondo atividades que vão ajudá-lo a compreender melhor os conteúdos das aulas. Todos estes recursos contribuem para que você possa planejar com antecedência seu tempo e dedicação, o que inclusive facilitará sua interação com o professor EAD e com o professor tutor a distância.

Assim, desejamos que este material possa ajudar ainda mais no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Um ótimo semestre letivo para você!

José Manuel Moran Diretor-Geral de EAD

Universidade Anhanguera – Uniderp

Thais Sousa Diretora de Desenvolvimento de EAD Universidade Anhanguera – Uniderp

Caro Aluno,

7

Esse roteiro tem como objetivo orientar seu percurso por meio dos materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, para que você faça um bom estudo, siga atentamente os passos seguintes:

Caro Aluno,

Esse caderno de atividades foi elaborado com base no livro “Ler e compreender: os sentidos do texto”, das autoras Ingedore V. Koch e Vanda M. Elias, Editora Contexto, PLT 225. Roteiro de Estudo Profa. Angela Cristina Dias do Rego CatonioLeitura e Produção de Texto

Tema 1

Leitura, texto e sentido

ícones:

1. Leia o material didático referente a cada aula;

2. Assista às aulas na sua unidade e também no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

3. Responda às perguntas referentes ao item “Habilidades” deste roteiro;

4. Participe dos encontros presenciais e tire suas dúvidas com o tutor presencial.

5. Após concluir o conteúdo dessa aula, acesse a sua ATPS e verifique a etapa que deverá ser realizada.

8

Conteúdo Nesta aula, você estudará: • A leitura é resultado da construção de sentidos entre vários fatores que compõem um texto, os objetivos da leitura e conhecimentos do leitor, pois somos resultado de nossas experiências em sociedade.

• A leitura e a compreensão do que se lê implica sempre em uma participação mútua entre quem escreve e quem lê.

• A concepção da leitura vai muito além da simples decodificação dos símbolos, compreendendo conhecimentos prévios do leitor e experiências pessoais. Assim, são estabelecidos laços de inter- relação entre os sujeitos, servido de instrumento de inserção social.

• A leitura desempenha uma forte associação entre quem produz e quem consome.

• O processo de significação elaborado durante o ato de ler mantém um estreito canal de ligação com o domínio da língua, porque é ela que evidencia as interações sociais de qualquer povo. Dessa forma, a linguagem é o resultado de indivíduos socialmente organizados e o conjunto de paradigmas resultantes da convivência social.

• Fatores externos determinam o discurso, porque ele é um produto do diálogo entre os pares e das condições sociais da linguagem.

• É preciso observar, ao ler qualquer texto, as circunstâncias em que foi escrito e as circunstâncias em que foi lido para que ele adquira um sentido, fruto das experiências do leitor.

Habilidades Ao final, você deverá ser capaz de responder às seguintes questões: • Quais são as concepções de leitura?

• A leitura pode ser considerada como uma forma de interação social?

• Quais são as diversas possibilidades de leitura?

Conteúdos e Habilidades

9

AULA 1 Assista às aulas na sua unidade e também no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Leitura Obrigatória

Leitura, texto e sentido

As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. A concepção do foco no autor é aquela em que o texto é resultado da sua representação mental. Cabe ao leitor ‘captar’ os sentidos do que o autor pretende informar, isto é, o leitor tem função passiva porque o sentido do texto está centrado no autor.

A segunda concepção de leitura é aquela com o foco no texto. Leva em conta o sistema estrutural da língua como sistema, código, cabendo ao leitor identificar, reconhecer, decodificar os sentidos expressos no texto. Nesse caso, não se leva em conta o conhecimento do leitor, pois, conforme as autoras, não há lugar para ele, sua história de sujeito, sua história de leituras, suas experiências de vida. Basta somente ao leitor conhecer o código e decodificá-lo.

A última concepção é a interação entre autor-texto-leitor em que, diferentemente das concepções anteriores, há uma concepção interacional (dialógica) da língua.

Nesse foco de concepção, para que haja produção de sentido, devem-se levar em conta as experiências e conhecimentos do leitor, os conhecimentos construídos socialmente. É a interação “texto-sujeitos”.

A linguagem é expressa em diversas formas do uso de uma língua, podendo variar em sua forma de manifestação. Em termos de produção e recepção, a língua é o veículo da interação entre o emissor e o receptor. Dessa forma é que se estabelecem os laços de inter-relação entre os sujeitos e serve, também, de instrumento de inserção social.

Lev Vygotsky foi o pioneiro nos estudos que relacionam a linguagem não somente como aquisição de habilidades cognitivas de características congênitas, mas como resultado das experiências adquiridas ao longo da vida social do indivíduo. Segundo ele, o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com