TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidade terrestre

Por:   •  16/4/2015  •  Dissertação  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria do Apocalipse Populacional, iniciado e difundido por Malthus, famoso matemático, sugere que, com o aumento desenfreado da população, com o tempo, a produção de alimentos não conseguirá acompanhar tanta demanda. Dessa forma, o planeta entraria em colapso. Segundo autores diversos, o próprio planeta se autodefende de uma possível ameaça de tal porte, como, citam eles, a Peste Negra, que devastou a Europa e países afora, matando 1 em cada 3 europeus, dizimou populações inteiras, foi nessa época que foi criado o termo Quarentena, pois quando se descobriu que a doença era transmitida por ratos, os navios, como aconteceu em Veneza, na Itália, eram obrigados a atracar em alto mar por um período de quarenta dias para, só então, desembarcar suas mercadorias e tripulantes em terra firme.

Oque há de ligação entre os dois temas é que, muitos alegam que, para frear o aumento de pessoas o próprio planeta foi desolado por uma peste, como um sistema de autodefesa. O aumento populacional assusta, no último século, o número de indivíduos cresceu éons a mais que em toda a história da Humanidade e, com esse repentino aglomeramento cidades crescem de forma a não suportar de maneira digna, muitos de seus ocupantes e então surgem favelas, bairros sem saneamento básico ou água tratada e com, isso, vem as doenças, as enchentes devido ao acúmulo de lixo, superlotando hospitais e agravando a crise social de diversos países de terceiro mundo.

Qualquer ambiente existente no planeta possui sua capacidade de carga, inclusive o próprio. Estamos ultrapassando tal limite, principalmente na questão de poluição dos ecossistemas, no desmatamento das florestas e extinção de espécies da flora e fauna. Para se ter uma ideia, a floresta Amazônica, maior floresta tropical existente, já teve seu território diminuído em 19%, ou seja, 19% de sua composição já se perdeu. O desmatamento ilegal, o contrabando de animais, a agropecuária contribuem enormemente para esse percentual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com