TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 8 De Sociologia

Exames: Capítulo 8 De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 6

Sociedades estratificadas podem ser estruturadas de castas, estamentos ou classes sociais.

Barreiras sociais

Uma barreira social pode ser considerada como todo elemento cultural perfeitamente identificado, destinado a tornar difícil ou impossível o acesso a um grupo ou camada social. São exemplos: a endogamia, a etnia, qualquer forma de exclusivismo profissional, religioso, nacional, ou racial. Capítulo 8: As diferenças sociais

A utopia da igualdade a ser concretizada está na obtenção de direitos iguais a todos, independentemente da sua condição social, sexual, de raça, de etnia etc. O atendimento das necessidades básicas : Alimentação, moradia, saúde, bem estar social etc. Deve integrar os direitos fundamentais da existência humana.

O estabelecimento da igualdade social, ou da equidade social, passa pela permanente redefinição e ampliação gradativa dos direitos fundamentais do ser humano. O próprio conceito de democracia está sendo permanentemente redefinido, quando a antiga Atenas o utilizava não incluía as mulheres e os escravos. Hoje ainda as mulheres não possuem plenos direitos semelhantes aos homens.

Há muitos lugares ainda que as mulheres não são reconhecidas.

A Estratificação social

A expressão estratificação social se refere á divisão da sociedade em camadas (ou estratos), na qual os ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.

Todas as sociedades até hoje conhecidas e estudadas apresentam o fenômeno da hierarquia social, divididas em estratos.

A desigualdade social

A expressão desigualdade social descreve na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Todas as sociedades são caracterizadas por algum grau de desigualdade social.

A teoria da desigualdade de Marx

Marx foi o primeiro autor a utilizar com intensidade e expressão “classes sociais”.

As classes sociais, no seu ponto de vista, constituem um sistema de relações em que cada classe pressupõe a existência de outra, ou de outras, não pode haver burguesia sem proletariado vice e versa.

A teoria da desigualdade de weber

Diferentemente de Marx, Max weber insistiu que uma única característica da realidade social( como classe social, baseada no sistema de relações de produção) não define totalmente a posição de uma pessoa dentro de um sistema de estratificação.

Weber utiliza três dimensões da sociedade para identificar as desigualdades nela existentes: a econômica, a social e a política, que estão relacionadas com três componentes analiticamente distintos de estratificação: classe(riqueza ou renda), status (prestígio) e poder.

Estamentos na sociedade feudal

Os estamentos ou estados existiram durante séculos, e na sociedade europeia o feudalismo representou uma sociedade de estamentos.

Os estamentos ou estados são muito parecidos com as castas- caráter fechado, uniões endogâmicas e consanguíneas e transmissão hereditária do status- , mas diferem destas por nãos erem tão fechados.

Os estamentos mantinham uma hierarquia de ocupações sancionada por Deus. Cada pessoa tinha de executar as tarefas próprias de sua ocupação, não podendo abandoná-la.

As castas

Entende-se por casta um rígido sistema de estratificação social, no qual as pessoas não podem passar livremente de um nível ao outro. Uma pessoa que nasce numa determinada casta deve permanecer nela pelo resto da vida. O casamento entre diferentes castas é rigorosamente proibido.

Novas tecnologias e desigualdade social

Com o avanço das ciências tecnológicas neste século, tem retribuído para diversos meios, entre eles a solução de muitos problemas, melhorar a nossa capacidade de trabalho, facilitar a comunicação mundial, e assim por diante. As também há o “outro lado da moeda”. Profissionais apontam a possibilidade de que a tecnologia da informação aumente as diferenças sociais existentes no mundo.

A possibilidade de aumentar a “exclusão social” está sendo indicada, segundo alguns analistas, pelo desemprego em massa sendo consequência da revolução tecnológica.

A desigualdade social mundial

Nos dias atuais permanece uma situação de dependência estrutural entre as nações motivada por uma estruturação histórica do sistema mundial, e que permite que permaneçam situações de extrema desigualdade social entre os diferentes povos do planeta.

A constituição de um sistema mundial de relações econômicas e políticas, a partir do século XV, levou as potências europeias á criação de um sistema de dominação econômica, política e cultural denominado colonialismo.

Mesmo aa nações adquirindo independência política após a segunda guerra mundial, permaneceu sua independência em relação a questões administrativas e técnicas, investimentos de capital e fabricação de bens, o que fez permanecerem sob domínio e numa posição servil não só emr elação as suas antigas metrópoles, mas incluindo outras nações industrializadas( EUA, Japão). Esta dependência continuada e a manutenção d euma dominação estrangeira é denominada neocolonialismo.

Ambas as formas de dominação, o colonialismo e o neocolonialismo, mantém nações subjugadas e sem condições de um desenvolvimento autônomo e voltado para suas próprias necessidades.

Desigualdade social e planejamento

O processo de globalização foi desencadeado e se desenvolve com velocidade nunca antes vista em função dos avanços da tecnologia, particularmente informática e telecomunicações.

Os Estados nacionais têm perdido sua força como agentes econômicos principais devido á crescente fluidez do capital financeiro que não mais se localiza em determinado país, movendo-se no nível planetário constantemente, e fixando-se temporariamente nas regiões que lhe oferecem melhores condições de reprodução.

Uma ideia que precisamos retomar e que está associada com o Estado é a de desenvolvimento econômico em novas bases, e consequentemente o planejamento.

Sobre o desenvolvimento econômico

A ideia de desenvolvimento como uma meta a ser conscientemente perseguida, pela comunidade internacional, se estabeleceu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com