TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Socio Institucional

Por:   •  29/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS do município de Goianésia – GO, e também os programas desenvolvidos, as fontes de financiamento, trabalho da equipe e qualidade dos serviços ofertados aos usuários mediante à atuação dos profissionais como mediadores dos direitos sociais. Bem com, dando ênfase ao atendimento das questões relacionadas a todo tipo de exclusão social, através de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

Considerado um mecanismo de enfrentamento da violação dos direitos dos indivíduos e possibilitando oferecer melhores condições de vida aos usuários do programa através de atendimento especializado para cada família. Tendo os cursos de inclusão como ferramenta necessária para a inserção social e produtiva dos usuários do CRAS. Dessa maneira o objetivo do artigo é avaliar a importância dos trabalhos oferecidos às famílias usuárias do CRAS do município de Goianésia, com o intuito de melhorar as condições de vida dessa parcela da população. Visa-se, também, identificar quais profissionais que atuam na instituição, e a importância do trabalho de cada profissional da área. O CRAS é um programa do Governo Federal em parceria com os municípios, que tem por finalidade garantir a atenção especial às famílias em determinado território, através de acolhimento e desenvolvimento de atenções socioassistenciais aos usuários a fim de reconstrução de vínculos sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Contextualização histórica:

A partir da aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social, o Ministério de Desenvolvimento Social empreendeu esforços no sentido de implementá-la na direção da concretização do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, conforme deliberação da Conferência Nacional de Assistência Social, onde estabelece níveis de gestão para que os municípios acessem recursos federais na perspectiva de associar gestão e financiamento, definindo requisitos, responsabilidades e incentivos para cada nível de gestão. O SUAS configura-se como o novo reordenamento da política de assistência social na perspectiva de promover maior efetividade de suas ações, aumentando sua cobertura. No SUAS, os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social são reorganizados por níveis de proteção, de Proteção Social Básica (voltada à prevenção de situações de riscos pessoal e social, fortalecendo a potencialidade das famílias e dos indivíduos) e Proteção Social Especial (voltada à proteção de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social), tendo por base o território, de acordo com sua complexidade, respeitada a diversidade regional e local.

A Secretaria de Assistência Social, na qualidade de órgão da Prefeitura do Município de Goianésia, tendo como gestora, a senhora Salete Pereira de Alencar Carrilho de Castro, tem como objetivo formular, implantar, regular, financiar, executar, monitorar e avaliar a Política de Assistência Social garantindo o comando único no município de acordo com o preceito da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS vinculado com a Secretaria de Promoção Social constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias garantindo seus direitos. O CRAS conta com uma equipe multiprofissional e tem como missão a inclusão social, oferecer serviços de acolhida, escuta qualificada, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias, direcionando os focos das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social do município de Goianésia, em sua organização hierárquica é composto por uma Coordenadora, duas Assistente Social, uma psicóloga, uma auxiliar administrativa e um motorista.

O CRAS do município de Goianésia está vinculado a Secretaria de Promoção Social, foi implantada no ano de 2001, com a necessidade e por princípios norteadores a universalidade e gratuidade de atendimento. O CRAS está situado à Rua Cereja esquina com a Rua 03 – Bairro Nova Fiica. O serviço baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares aos valores, crenças e identidades das famílias, fundamentada no fortalecimento da cultura do dialogo, no combate a todas as formas de violência de preconceito de discriminação e de estigmatização nas relações familiares, realizando ações com as pessoas que precisam de cuidados, com foco na troca de informações sobre as questões relativas à primeira infância a adolescência a juventude o envelhecimento e deficiências. Todo o serviço da proteção básica desenvolvido no território de abrangência do CRAS em especial ao serviço de convivência e fortalecimento de vinculo deve ser e deve manter articulação com o Programa de proteção e atendimento integral a família (PAIF).

2.2 Objetivo institucional:

A proteção social deve afiançar acolhimento e desenvolver programas de atenções socioassistenciais a famílias e indivíduos para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais e conquistar maior grau de independência individual e social. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e monitorar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento. O CRAS oferece atendimento a todas as pessoas que se encontra em situação de vulnerabilidade social, recebendo atendimento de caráter preventivo. É uma unidade que possibilita o acesso de um grande numero de famílias. Conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar, que atende hoje o Município de Goianésia e os Distritos de Juscelândia e Cafelândia. Existe uma relação de interdependência do CRAS com a rede socioassistencial, das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos. Assim, a efetividade do atendimento, nos serviços do CRAS, está diretamente relacionada à articulação eficiente com a rede, local ou até mesmo regional. Alguns órgãos, unidades ou instituições, devido à sua função e competência, compõem a rede essencial de articulação do CRAS: CREAS; Gestão dos Programas de Transferência de Renda e Benefícios (PETI, Bolsa Família, Serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com