TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização socioinstuticional

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Daianny Beatriz de Almeida Alves

Caracterização Sócio-Institucional

[pic 3]

Palmares/PE

2015

Daianny Beatriz de Almeida Alves

Caracterização Sócio-Institucional

Trabalho apresentado ao curso de serviço social da UNOPAR-Universidade do Paraná,para a disciplina de Estágio Curricular Obrigátorio I.

Palmares/PE

2013

SUMÁRIO

1. RELATÓRIO .........................................................................................  4 à 10

5. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 11

        

1.Caracterização

         O equipamento CREAS de desenvolvimento de serviços sococioassistencias da Proteção Social Especial de Média Complexa. É uma área pública estatal de prestações de serviços especializados e continuos as famílias e indivíduos que se encontram em situações de risco social ou pessoal, ou sofrendo violações de direitos. É uma área que possibilita, em geral, o acesso das famílias aos direitos socioassistencias e, portanto, à oferta de serviços, programas projetos de caráter especializado que requer maior estruturação técnica e operativa.

       

          Desempenha papel central no território onde se localiza ao construir a principal estrutura física local, cujo o espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com as famílias que vive no seu território de abrangência e conta com a equipe profissional de referência. Na cidade de ÁGUA Preta o CREAS presta serviços de proteção social especial, assim como, serviço de proteção e atendimento a adolescentes em crumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade; serviço especializado em abordagem social; serviço de proteção social para as pessoas com deficiência, idosas e suas famílias.

Contextualização Histórica

         

        O CREAS- Centro de Referência Especializado da Assistência Social da cidade de Água Preta-PE, vinculado a secretaria Municipal de Assistência Social,se encontra na Rua-Jõao Pessoa, Nº 452 Centro, foi implatado com os Serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade, em novembro de 2006, com programas e projetos .

           A sua criação possibilitou a descentralização do atendimento integral ás famílias e ampliou o acesso dos úsuarios aos serviços socioassistencias. Implantando assim o Sistema Único de Assistencia Social (SUAS) em nível nacional, antigas praticas de intervenção e de gestão da assistencias social passaram a ser substituídas por ações que fortalecem os princípios de  defesa dos direitos violados. O SUAS  é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistencias no Brasil. Tem um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social – PNAs, envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

           

          Coordenado pelo Ministériodo Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, o sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

             O SUAS envolve também a oferta de Benefícios Assistencias , prestados a públicos específicos de forma artuculada aos serviços,contribuindo para a superação de sutuações de vunerabilidade. Ele organiza as ações da assitência social em dois tipos de proteção social. A primeira a proteção social básica, destinada à prevençãos de riscos sociais e pessoais, por meio de ofertas de programas, serviços e benefícios, projetos as famílias em vunerabilidade. A segunda é a proteção social especial, destinadas a família e indivíduos que já se encontram em situações de risco e que tiveram seus direitos violados.

         

            A gestão das ações e a aplicação de recursos do SUAS são negociadas e pactuadas nas Comissões Intergestores Bipartite- CIBs e na Comissão Intergestores Tripartite- CIT.

       

           Esses procedimentos são acompanhados e aprovados pelo Concelho Nacional de Assistências Social –CNAS  seus pares locais, que desempenham um importante trabalho de controle social.As transações finaceiras e gerenciais so SUAS contam , ainda, com o suporte de Rede Suas, sitema que auxilia na gestão.

 

Estrutura Organizacional

        O CREAS em Água Preta tem a finalidade de articular a rede de serviçoes socioassistenciais licais e demais políticas setorias, encaminhando as famílias atendidas para a rede de serviços, bem como, oferta de atendimento especializado e continuado. Objetivos são: contribuir para a proteção imediata e atendimento interdisciplinas às pessoas em situações de violência visando a preversão de sua integridade física e pscicológica : fortalecendo vínculos famíliares e proporcinar a inclusão da famílias no sitema de proteção social e nos serviçoes públicos; favorecer o acesso a direitos socioassistenciais e a reperação de danos; previnir agravamentos; reduzir a incidência de violação de direitos e previnir a reincidência de violações de direitos.  

         O (CREAS) de Água Preta oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.O atendimento aos úsuarios é ofertado em sua própria instalação física do- CREAS.

         

         O CREAS de Água Preta é  composta por uma equipe técnica coordenado Edna Alves, Assistentes sociais Claúdia Lizandro, Jomara Góes, advogado Jonas Almeida, Piscicóloga Célia Cristina, educador social José Luiz, Auxiliar administrativo, e auxilares de serviços gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com