TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa-Grande e Senzala

Por:   •  29/8/2023  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos relacionar tanto o livro e o documentário, tendo como base a visão que o Gilberto Freyre desenvolveu sobre o Brasil e seu passado.

Gilberto Freyre foi estudar em Colúmbia, em Nova York, onde estudava em uma universidade cosmopolita, onde via pessoas de vários países e via que cada um sabia o que era ser um cidadão de onde nasceu, todavia, ele não sabia exatamente o que era ser brasileiro.

Nesse contexto, podemos verificar que o primeiro capítulo do livro Casa-grande e Senzala o autor tenta trabalhar justamente essa questão de como foi a formação do povo brasileiro.

Nesse capítulo, o autor inicia abordando que foi formado, no que ele chamou de América Tropical, uma sociedade agrária, patriarcal e escravocrata, onde inicialmente se fez através do índio e após pelos negros.

Freyre traz a questão da miscibilidade do brasileiro, que resultou na mistura dos povos que aqui residiam e para justificar essa predisposição do povo português a essa miscigenação, traz como exemplo o que ocorria em Portugal onde os portugueses tinham diversas etnias, desde os africanos, mouros e o próprio europeu.

No documentário, o narrador traz o conceito de Luso-tropicalismo, onde cita a aptidão dos portugueses por outras áreas tropicais, por meio do ultramar português, porém tiveram dificuldades em relação ao relevo.

Diversos europeus vieram para cá atraídos pelas possibilidades de liberdades, o meio de muita mulher nua, que aliás, os portugueses chamavam as índias de “moura encantada”.

As autoridades coloniais somente se importavam quase se tratavam da fé ou da religião.

Sendo que a unidade cultural do país se deu por meio da língua e religião.

No documentário o narrador cita a importância antropológica da cana-de-açúcar, ainda, via-se que a monocultura da cana, atrapalhava o cultivo de diversos outros tipos de plantações, obrigando ate os abastados a trazerem comida de Portugal.

Outro problema relatado pelo autor diz respeito a sífilis, em decorrência da miscigenação, sendo essa doença trazida pelos primeiros europeus que desembarcaram nas terras brasileiras.

Importante destacar a importância do método utilizado pelo autor, em certo ponto utilizava o método histórico e em outro momento o método comparativo.

Também é mister frisar a influência de Boas, na obra do autor, aliás, Boas foi seu professor em Colúmbia, e no texto, claramente o autor tenta desconstruir elementos do evolucionismo.

Finalmente, traz-se o fato da importância histórica de Freyre, que aliás,é tido como um clássico, tendo seu livro traduzido em inúmeros idiomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com