TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso 2

Tese: Caso 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Tese  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Caso 1

1- Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados?

R: Analisando o caso do menino Victor, acredito que uma criança, sem nenhum conhecimento, se isolada, vai acentuar suas características naturais. Agirá por instintos para suprir suas necessidades básicas e desenvolverá seu raciocínio de acordo com o ambiente em que vive. No caso de Victor, ele desenvolveu a audição somente para os sons que lhe eram necessários, para sua alimentação e defesa, o mesmo para os outros sentidos, sendo o menos importante o paladar, pois o mesmo agia como um animal. Considerando ainda, o fato de que a criança, em fase de aprendizado, não tendo um ser semelhante para ensiná-la, aprenderá com o que ver, até mesmo com outros animais para se sair bem em sua sobrevivência. Acredito sim que ele possa ser domesticado, adestrado, apresentando até evoluções notáveis, como vemos alguns animais que se destacam, mas não creio que o mesmo pode evoluir como um ser humano criado em sociedade, que desde seu nascimento é inseridos costumes e culturas, comportamentos e doutrinas a serem seguidas, pois na fase mais construtivas de sua aprendizagem, ele vivia em outro meio, absorvendo as características instintivas e naturais.

2- Qual seria a importância da sociedade para a formação do individuo?

DICA: Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos – Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli - e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade.

Comparando estas personagens com o caso de Victor, seria possível, ou não, a eles apreenderem sozinhos os comportamentos humanos? Por quê?

R: Sim. Se passarem a conviver com sua espécie e dependendo de sua posição cultural, acredito que não passa de mito, pois o comportamento do ser humano não é natural, e sim cultural e até ideológico, o mesmo sendo inserido desde a infância. A consciência da nudez, o uso de talheres, copos, a linguagem, a alfabetização, por exemplo, não são instintos naturais do ser-humano e sim doutrinas impostas desde os primeiros dias de vida do indivíduo, por isso não creio que um homem isolado o possa aprender sozinhos, quando grande parte não há probabilidade de aprender nem sendo ensinado.

Questão objetiva:

As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.

X A) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.

B) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com