TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos de xenofobia

Artigo: Casos de xenofobia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Xenofobia,

Esse termo vem do grego e significa “aversão ou antipatia á pessoas e produtos estrangeiros”

Os países adotam praticas discriminatórias contra os imigrantes oriundos de outras nações, procurando proteger sua cultura e economia.

Porem, esse não é um fenômeno recente. Tem suas origens na idade antiga.

Na Grécia antiga, do ano 800 a.C., os estrangeiros não tinham nenhum direito político e, por isso não eram considerados cidadãos.

Na época do antigo império romano por volta de 27ª.C, também havia a pratica de xenofobia.Os romanos chamavam de bárbaros a todos aqueles que viviam fora das fronteiras do império e não falavam latim.

No século XVI, a prática da xenofobia volta à “reinar” nas relações internacionais co.Com o processo de colonização da America Central e do que sul, Portugueses espanhóis buscaram impor sobre os nativos seus costumes, religião, língua etc. Reafirmando o que chamamos de “etnocentrismo.

Devido ao intenso seguimento de colonização da America, houve uma alta necessidade de mão-de-obra para trabalhar na exploração das riquezas das colônias.

Para isso, foram escolhidos os nativos, primeiramente, e, mais tarde, os negros oriundos da áfrica. Esses eram obrigados a trabalhar muito, em condições precárias e sujeitos a castigos físicos.

No século XX, a xenofobia aparece com força total. Com o inicio da II guerra mundial, o líder da Alemanha, Adolf Hitler, começa uma intensa perseguição a todos aqueles que ele considerava “impuros”, ou seja , não eram da raça ariana.

Assim, os judeus, homossexuais, ciganos,negros, sofreram uma forte dizimação em toda a Europa.

Outro problema muito serio é o caso da fronteira do México com os estados unidos. Desde que os EUA intensificaram suas relações econômicas com o resto do planeta, ele abusa da fronteira,colocando suas industrias em solo mexicano.

Buscando mão-de-obra especializada e barata, matéria-prima disponível e fraca legislação. Porem, não permite que os cidadãos mexicanos entre no seu pais, com a justificativa de defender suas economias.

No ano de 2011, podemos ver casos de xenofobia a todo momento. Na franca, há uma intensa aversão aos imigrantes vindos de países africanos e árabes. O presidente, Nicolas Sarkozi, adota medidas protecionistas, alegando defender a economia e a identidade cultural da frança.

Na Inglaterra, os imigrantes vivem em bairros periféricos e sofrem coma exclusão e o preconceito dos ingleses.

Na tentativa de acabar com as praticas xenófobicas, dois documentos são muito importantes:

• Declaração universal dos direitos humanos, assinado em 1948.

• Carta de proteção aos imigrantes , da anistia internacional.

“triste época! É mais fácil desintegrar uma átomo do que um preconceito.” Albert Einstein

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com