TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chegando A Universidade

Pesquisas Acadêmicas: Chegando A Universidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

1. Considerações iniciais

Atualmente vivemos em uma sociedade desigual onde grande parte não tem a chance de chegar à universidade, portanto, é um privilégio pra quem tem essa oportunidade. Quando se inicia qualquer curso em uma universidade o estudante passa a conviver com um novo ambiente, faz novas amizades, vê o mundo de novas formas acenando por um futuro melhor.

Antes de iniciar um curso superior é preciso que o estudante tenha a consciência de que estar ali apenas para ter um diploma, agradar aos pais ou para ter um bom salário no futuro é uma grande frustração. Além disso, é preciso que ele esteja motivado e disposto a passar por todo um processo de mudança e disposto também a encarar os desafios para esta escolha importantíssima para o futuro.

Pensando nisso, a seguinte pesquisa tem o objetivo de auxiliar numa familiarização aqueles que estão entrando nesse novo e fascinante ambiente.

2. Uma nova fase

Há uma grande mudança quando passamos do ensino médio para o ensino superior. A forma de trabalhar os conhecimentos, talvez seja a mais importante dessas mudanças. Dentro de uma universidade o aluno passa a se programar com mais liberdade, sendo assim, comandante do seu processo educacional. Tal liberdade deve ser usufruída com disciplina, visto que estudantes fazem mau uso dessa liberdade, usam para chegar tarde ou sair mais cedo das aulas e até mesmo não assisti-las.

O professor nessa fase não é mais o “comandante supremo” que está sempre “pegando no pé” dos alunos, ele passa a ser um orientador e o aluno o “comandante”. Vale frisar que nessa fase, ficar esperando que o professor apresente conteúdos “mastigados” é uma atitude muito comodista e incompatível com os propósitos de uma formação.

Quanto a mudanças para adaptação à vida universitária, nem todos os estudantes tem condições de morar sozinhos buscando soluções em repúblicas. Devem ficar atentos às distrações, pois programas de lazer aparecerão com mais freqüência podendo deslocar o foco do aluno que é a dedicação aos estudos. É importante que o aluno não deixe que tais mudanças bruscas de ambiente prejudiquem seu ritmo de estudos.

Outras considerações importantes devem ser consideradas, por exemplo, saúde física. A saúde física do estudante é fundamental para o desenvolvimento intelectual. Portanto alimentação saudável, atividades físicas e descanso são cuidados que devem ser constantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com