TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chico Buarque

Ensaios: Chico Buarque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista

Ciências Sociais

A relação da música “Construção” de Chico Buarque com o capitalismo.

Nome: Alef Braian Reis, RA: B861FJ-3, turma: EC2P44

Nome: Kaik de Paula Simões, RA: C16AHC-0, turma: EC2Q44

Profª Andréia

Jundiaí-SP

17/09/2014

Introdução

O presente trabalho é sobre a relação da letra da música “Construção” de Chico B., com o capitalismo. É objetivo analisar e interpretar a letra e seguidamente compará-la. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com a interpretação discutidas entre os apresentantes do trabalho.

Relação entre a música “Construção de Chico B., com o Capitalismo

A música Construção, de Buarque, é um claro protesto construído, "tijolo por tijolo" num desenho mágico, que se choca com a realidade do tema em si, aonde os versos se voltam para a realidade dura e amarga, revelando a imagem de um artista, inquieto e preocupado com os problemas sociais. Mesmo por muitas vezes Chico Buarque ter afirmado que na hora em que compõem não ter a intenção de nada, apenas a emoção em si.

O poema é a narração do último dia de um operário morto no exercício da profissão. Como afirma Adélia Bezerra de Meneses, Construção pode-se "enquadrar como um testemunho doloroso das relações aviltantes entre o capital e o trabalho". Isso porque o poema traz como personagem um pedreiro, proletário. Sem nome, é apenas um sujeito oculto, uma ferramenta de trabalho da sociedade capitalista. O operário é valorizado apenas enquanto produz. Depois de cessada sua produção, é apenas um "pacote flácido, na contramão atrapalhando o tráfego".

O ritmo de Construção é semelhante ao ritmo de uma máquina em ação, uma betoneira usada em construção, por exemplo, que trabalha sem parar, sempre na mesma direção e do mesmo jeito. O ritmo simples e repetitivo facilita a memorização.

Construção simboliza as relações produtivas do sistema capitalista. Relações que, segundo Freire (2005), na figura do opressor: "A violência dos opressores, que os faz também desumanizados, não instaura outra vocação – a do ser menos". Desta forma, Construção é um protesto aos problemas sociais e a condição de ser menos, ou seja, do homem inconsciente de sua repressão.

A beleza traduzida na letra da música Assentamento de Chico Buarque denuncia a indignação, do compositor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com