TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidades Inteligentes: utilização de plataforma de gestão

Por:   •  13/6/2023  •  Artigo  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 13

Cidades Inteligentes: utilização de plataforma de gestão para gerenciamentode serviços e infraestruturas urbanas[1]

Fernando Zimmermann Prestes e Gidião Araujo Monteiro[2]

Resumo

O presente artigo apresentou os conceitos de cidades inteligentes, vantagens para gestão pública e benefícios para a população. Tem por objetivo a implementação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) em centro urbanos para proporcionar a melhoria na governança das cidades e mudança na qualidade de vida dos cidadãos. Foi elaborado a partir de pesquisa acadêmica em periódicos, dissertações e teses sobre as cidades inteligentes ou smartcities. O resultado mostra que a implementação de uma Plataforma Web proporciona maior eficiência nas atividades que envolvem a gestão das cidades e melhora nos serviços prestados aos cidadãos.

Palavras-chaves: cidades inteligentes, tecnologias da informação e comunicação, governança, plataforma web, qualidade de vida.

1 Introdução

Podemos definir cidades inteligentes ou smartcities como aquelas que utilizam sistemas integrados baseados em tecnologias da informação e comunicação (TICs) com o objetivo de melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e governança das cidades.

A implementação de mecanismos da cidade inteligente em centro urbanos tem proporcionado a melhoria da infraestrutura das cidades, possibilidades de novas práticas de gestão e governança e mudança positiva na vida dos cidadãos, com ênfase ao bem estar dos indivíduos.

As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão disponíveis as cidades e muitas delas possuem sistemas individuais de armazenamento de dados e informações, desenvolver uma Plataforma Web para capturar e unir o conteúdo dessas aplicações são essenciais para êxito da gestão pública proporcionando o cruzamento de dados entre os diversos setores da administração pública possibilitando uma prestação de serviço mais adequada as necessidade dos cidadãos.

Essas reflexões iniciais remetem à seguinte questão: Como a utilização de plataforma de gestão de gerenciamento de serviços e infraestruturas urbanas podem ajudar as cidades a se tornarem mais inteligentes?

Esse trabalho tem como objetivo propor a criação de uma Plataforma Web que permite apoiar a gestão e o controle dos centros urbanos que se desenvolvida pode unir todas as aplicações individuais já existentes nas cidades.

De forma a atender aos objetivos propostos, o trabalho foi organizado contemplando, além desta seção introdutória, uma segunda seção onde se apresentam as definições de cidades inteligentes ou smartcities, a seguir a terceira seção apresentam-se as mudanças promovida pela implementação dessas práticas nos municípios e na quarta seção são apresentados os benefícios da utilização da Plataforma Web na gestão pública. Na quinta seção, apresentam-se as conclusões e recomendações para futuros estudos.

2As cidades do futuro: cidades inteligentes

As cidades inteligentes são o nível mais avançado do relacionamento entre convergência tecnológica, gestão de cidades, qualidade de vida e competitividade econômica. O tema ganhou destaque na década de 1990 e começou a ser explorado com seriedade como alternativa viável para cidades que aplicaram novas tecnologias para gerar melhores informações e mais inteligência na tomada de decisões, seja do governo ou seja da sociedade (STRAPAZZON, 2009).

As cidades estão perdendo suas funcionalidades básicas em razão da urbanização e impondo algumas restrições a qualidade de vida da população como dificuldade na gestão de resíduos, má gestão de recursos, poluição do ar, deficiências no atendimento da saúde e da educação, congestionamento no tráfego de veículos, infraestruturas obsoletas e carência de segurança pública (WEISS et al., 2017).

Os avanços tecnológicos permitem as cidades serem pensadas de forma abrangente e inovadora. A inovação tecnológica tem um papel fundamental no futuro dos centros urbanos, estudos e pesquisas estão sendo desenvolvidos para o fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos (WEISS et al., 2017).

Antes de aprofundarmos assunto do trabalho, necessário apresentarmos algumas definições para o termo cidades inteligentes, como apresentado no quadro a seguir:

Quadro 1 - Definições de cidades inteligentes

Autor

Definição

Hall et al. (2000)

São aquelas que monitoram e integram as condições de operações de todas as infraestruturas críticas da cidade, atuando de forma preventiva para a continuidade de suas atividades fundamentais.

Kanter&Litow (2009)

São aquelas capazes de conectar de forma inovadora as infraestruturas físicas e de TICs, eficiente e eficazmente, convergindo os aspectos organizacionais, normativos, sociais e tecnológicos a fim de melhorar as condições de sustentabilidade e de qualidade vida da população.

Toppeta (2010)

São aquelas que combinam as facilidades das TICs e da Web 2.0 com os esforços organizacionais, de design e planejamento, para desmaterializar e acelerar os processos burocráticos, ajudando a identificar e implementar soluções inovadoras para o gerenciamento da complexidade das cidades.

Giffinger&Gudrun (2010)

São aquelas que bem realizam a visão de futuro em várias vertentes – economia, pessoas, governança, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida – e são construídas sobre a combinação inteligente de atitudes decisivas, independentes e conscientes dos atores que nelas atuam.

Washburn&Sindhu (2010)

São aquelas que usam tecnologias de smartcomputing para tornar os componentes das infraestruturas e serviços críticos – os quais incluem a administração da cidade, educação, assistência à saúde, segurança pública, edifícios, transportes e utilities– mais inteligentes, interconectados e eficientes.

Dutta (2011)

São aquelas que têm foco em um modelo particularizado, com visão moderna do desenvolvimento urbano e que reconhecem a crescente importância das tecnologias da informação e comunicação no direcionamento da competitividade econômica, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida geral; esse conceito vai além dos aspectos puramente técnicos que caracterizam as cidades como cidades digitais.

Harrison &Donnelly (2011)

São aquelas que fazem uso sistemático das TICs para promover a eficiência no planejamento, execução e manutenção dos serviços e infraestruturas urbanos, no melhor interesse dos atores que atuam nestas cidades.

Nam & Pardo (2011a)

São aquelas que têm por objetivo a melhoria na qualidade dos serviços aos cidadãos e que o estabelecimento de sistemas integrados baseados em TICs não é um fim em si, mas mecanismos por meio dos quais os serviços são fornecidos e as informações são compartilhadas.

Fonte: Elaborado por Weiss et al.(2015), com base na bibliografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com