TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Individuo

Dissertações: Ciencia E Individuo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 12

CIÊNCIAS SOCIAIS

social do indivíduo, bem como aprofundar o conhecimento sobre a sociedade que nos rodeia e da qual também pertencemos, compreendendo melhor as reações, hábitos, padrões culturais dentro da sociedade, e também esclarecer a incorporação que a sociedade vem ganhando de hábitos e culturas diferentes nos últimos anos.

Palavras-chave: Cultura. Indivíduo. Sociedade.

Introdução: As Ciências Sociais incorporam a vida cotidiana das pessoas, esse campo que estuda a sociologia dos indivíduos tem o ser como objeto de estudo e por final o ser se torna apreciador deste estudo que traz si próprio como personagem principal, e neste segmento podemos verificar as interações sociais com a vida particular do indivíduo, de maneira mais clara é perceptível a influencia que a cultura a sociedade e os indivíduos em si exercem um perante a outra, transmitindo hábitos, regras, modos de convivência, e comportamentos. Incorporando a sociedade que vivemos temos perceptível seu modo de vida, hábitos, o indivíduo que, apesar da influência que recebe da cultura, pensa, age e tem sua personalidade própria, trazendo à tona a desigualdade de um indivíduo para o outra, e por final a sociedade em que estamos inseridos e que irremediavelmente depende da cultura e do indivíduo para ser composta, acrescida e fomentada.

SUMÁRIO

1 O INDIVÍDUO, A CULTURA E A SOCIEDADE 3

1.1 CULTURA 3

1.2 O INDIVÍDUO 4

1.3 A SOCIEDADE 5

1.3.1 Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual? 5

2 SABER, CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL 7

3 HABITAÇÃO CIÊNCIA E CONHECIMENTO 8

4 ÉTICA E PROATIVIDADE 8

5 INDIVÍDUO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE 9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 10

1 O INDIVÍDUO, A CULTURA E A SOCIEDADE

As Ciências Sociais têm por seu objetivo estudar o ser humano no convívio social e suas reações comportamentais diante da sociedade em que vive. O homem sofre em seu percurso influencias culturais, sociais e individuais. Influencias estas que concretizam o ser em sua capacidade neurológica de raciocínio, comportamento, valores éticos, morais e sócio culturais. Ralph Linton cita em sua tese as definições de indivíduo, cultura e sociedade, concluído que estas características se entrelaçam, formando o ser sociável que hoje somos.

1.1 CULTURA

A cultura seria a maneira como vivemos em uma sociedade, adquirindo hábitos, reações e comportamentos diante de certas circunstanciam. De acordo com Linton da “The Cultural Background of Personality”:

Cultura é a maneira de viver de uma sociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros pormenores referentes é comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum. Representam todos a atitude normal e previsível de qualquer dos membros da sociedade diante de uma dada situação. Em conseqüência, apesar do número infinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de alguns indivíduos, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentos diferentes, verificar-se-á que a maior parte das pessoas, em uma sociedade, reagirá geralmente da mesma forma a uma situação dada. (LINTON, 1952).

A cultura pode ser definida também como um conjunto de padrões que uma sociedade segue em sua vivencia, como se fosse uma forma de guiar as pessoas no campo da convivência. A existência destes padrões culturais de certa maneira dá segurança ao indivíduo e auxilia diretamente no funcionamento de uma sociedade. Em um exemplo disso Ralph Linton cita uma simples atitude como tomar chá, um indivíduo inglês vai as costa leste dos Estados Unidos, entra em uma cafeteria e pede um chá. O indivíduo sentirá dificuldade, pois existe ali uma serie de fatores culturais que se diferem dos seus, como nomes, sabores e hábitos. A sociedade atual se encontra organizada em posições, estas que de certa forma são designadas culturalmente, por pré-requisitos como: sexo, idade, etc., um exemplo de posições é a convivência patrão e empregado, não deixa de ser um padrão cultural que seguimos a risca. A configuração cultural que nós encontramos é também uma técnica de vivencia em grupo, estes padrões dentro de um todo da cultura proporciona técnicas para proteger o indivíduo, e estes ensinamentos culturais foram e ainda vão ser passados de geração em geração. O indivíduo na maioria das vezes é passível e maleável à cultura que lhe é ensinada, mas existe a necessidade de pensar por si, sentir e agir por sua vontade, também apresenta o fator individualidade muito expressivo no seu ser, isto acontece porque nenhum ser é totalmente igual.

1.2 O INDIVÍDUO

O indivíduo pode ser visto como o ser que compõem a sociedade e que cria a cultura. O indivíduo carrega com sigo mesmo uma maneira de pensar, agir e se comportar única, apesar de ter alguns aspectos comuns os seres como já falado são diferentes uns dos outros, por isso se distinguem na sociedade. Quanto mais perfeita for sua condição melhor será sua interação na sociedade. Entretanto, a constante mudança que o âmbito social vem sofrendo, faz que nós seres pensantes nos ajustemos de forma continua a suas mudanças. Nenhuma sociedade é capaz de sobreviver sem modificações, à simples busca por respostas em problemas diários podem trazer uma mudança de pensamento, de visão. São as necessidades própria que fazem o indivíduo criar e modernizar seu pensamento e a sociedade na qual esta inserido. O indivíduo apresenta um papel duplo diante da sociedade como: indivíduo e como unidade social, o que nós faz refletir sobre muitos problemas sociais. O indivíduo como unidade social segue sua cultura, vive dentro de um padrão de normas e leis a serem seguidas, que são necessários para organização e manutenção da sociedade, que acaba por satisfazer a individualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com