TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia natural

Por:   •  28/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a diferença entre a definição de ciência natural e de ciência social dada pelas tradições empirista-positivista e antipositivista-idealista respectivamente?

A tradição empirista-positivista entende que tanto as ciências naturais quanto as ciências sociais são mensuráveis, partem da observação sensível, são passíveis de síntese estatística e, por fim, se exprimem quantitativa e serialmente (ou seja, em termos matemáticos). Contra essa idéia, os antipositivistas-idealistas entendem que as ciências naturais se exprimem de modo explicativo e procuram pela relação causal entre os fenômenos, enquanto as ciências sociais estão no campo da compreensão e são, portanto, relativas e subjetivas.

Questão 2

Em que medida as Revoluções Industrial e Francesa contribuíram para a consolidação da sociedade moderna e para o surgimento de ciências sociais?

A Revolução industrial inglesa foi uma revolução majoritariamente de elite, com a oligarquia detentora de terras e riquezas que renegociava a organização política e econômica do Estado e da sociedade da época. Já a Revolução Francesa foi de cunho popular e burguês, com o povo decidido a acabar com a organização religiosa e tirânica do governo. Ambas as revoluções tiveram a circulação de ideais que permearam o Iluminismo, movimento intelectual que definia o homem como dotado de razão, portanto autônomo e com direitos naturais. Discussões sobre o poder da autoridade do Estado, propriedade privada e participação da Igreja na vida popular e pública estiveram presentes no cotidiano desses povos nos séculos XVII e XVIII, e essas mesmas discussões geraram, entre muitas outras, idéias como as presentes na Declaração de Direitos Universais do Homem. Sendo assim, viu-se a necessidade de compreender o homem em sua particularidade diante dos fenômenos da natureza: as ciências sociais sofreram um impulso com os ideais das revoluções que pregavam a soberania e autonomia do homem. A sociologia, filha do século XIX, veio em resposta aos movimentos antropocêntricos dos séculos anteriores, ou seja, os que abrigaram as revoluções em questão.

Questão 3

Na web aula 1, alguns objetos de estudo e questões de sociologia são apresentados a partir do debate entre interpretações diferentes. Faça um resumo desse debate seguindo o roteiro abaixo:

a) Qual a causa dos fenômenos sociais?

As fenômenos sociais são causados por vontade individual dentro de um corpo social e que forjam as relações sociais; são ao mesmo tempo individuais e gerais.

b) O que determina a relação indivíduo-sociedade?

A sociedade é exterior ao indivíduo e tem características coletivas. Por causa disso, ela tem poder sobre o indivíduo, principalmente de coerção.

c) Quais os tipos de ação humana estudados pela sociologia?

As ações humanas coletivas, em sociedade, em função do meio e do grupo, da coletividade. As ações individuais são estudadas pela psicologia, uma outra perspectiva do homem.

d) Qual a relação entre obrigação (regra social) e liberdade?

As obrigações e as liberdades dos indivíduos são pautadas pela sociedade, pelas necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com