TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cienciais Sociais

Trabalho Escolar: Cienciais Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Qualquer que seja a sociedade, não existe a possibilidade de um individuo dominar todos os aspectos de sua cultura, mas deve haver um mínimo de participação. Isso acontece porque os padrões culturais não cobrem todas as situações possíveis, principalmente em períodos de mudança cultural ou quando a socialização não é inadequada.

Admitia-se anteriormente a existência de sistemas culturais lógicos e sistemas culturais pré-lógicos. Todo sistema cultural tem sua própria lógica. É etnocentrismo considerar lógico apenas o próprio sistema

Claude Lévi-Strauss, em O pensamento Selvagem, trouxe uma grande contribuição, refutando a abordagem evolucionista de que as sociedades simples dispõem de um pensamento mágico que antecede o científico.

Exemplos: sem os meios materiais, não é nada ilógico supor que é o Sol que gira em torno da Terra, pois esta é a sensação. Sem o auxilio do microscópio, é impossível imaginar a existência de germes, daí ser mais fácil admitir que as doenças sejam decorrentes da intromissão de seres sobrenaturais malignos. A lógica e a coerência de um sistema cultural é uma forma de classificação. Muito do que supomos ser uma ordem inerente da natureza não passa de uma ordenação que é fruto de um procedimento cultural, mas que nada tem a ver com uma ordem objetiva. Cada cultura ordena a seu modo o mundo que a circunscreve e esta ordenação dá um sentido cultural à aparente confusão das coisas naturais.

Se realizarmos uma pesquisa sobre a história humana desde os tempos mais remotos, verificaremos que o homem sempre vive em grupo. A própria existência fora do grupo e de difícil aceitação para o ser humano. Podemos afirmar com relatório segurança que a vida em grupo é de difícil aceitação para o ser humano. Sem contato com o grupo social o homem dificilmente pode descreve as características que chamamos humanos.

Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, a sociedade percebe o individuo, sendo o ser humano um produto da interação social. Está claro que esta afirmação e uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo nem ai uma concordância de todos os cientistas.

Toda pessoa nasce dentro de um grupo, e este dotara o individuo como os mesmos traços sociais os outros membros o que farão ser aceitos dentro do grupo social a que pertence.

As abordagens sociológicas clássicas: Durkheim, Weber e Marx Émile Durkheim - Inaugura o uso da estatística em sociologia, criador da Escola sociológica francesa, com ele tem início a sociologia científica. Fatos sociais →Crenças, tendências, práticas do grupo tomadas coletivamente é que constituem os fatos sociais. Fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir que apresentam a característica marcante de existir fora da consciência individual. Estes tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores aos indivíduos, são também gerais na extensão de toda sociedade conhecida e dada, são dotados de um poder imperativo e coercitivo que constitui características intrínsecas de tais fatos.

Para Durkheim a sociedade, como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos (saudáveis e doentios). Como ele define o que é um fenômeno normal? É normal o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que refletem os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. A este sistema Durkheim chama: “consciência coletiva”. Consciência coletiva: é o conjunto de crenças, sentimentos e valores aceitos pela média dos membros de uma sociedade. O que é patológico? É tudo que extrapola, isto é, são os fatos que extrapolam os limites aceitos pela consciência coletiva vigente em uma sociedade. O que é normal varia de sociedade para sociedade. O que é anomia? É um conceito importante, a anomia é a ausência, desintegração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com