TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Por:   •  23/4/2015  •  Artigo  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTAS DAS PERGUNTAS DO LABORATORIO

1) A contratação de um consultor, autor de livros de Direito Publico e de Licitação, inclusive na modalidade de Preção Eletrônico e Registro de Preço, para ser um parecista em processos licitatórios, prescride de licitação, ou notórios ao processo licitatório deve ser aberto, contudo, a Prefeitura demonstrará que o especialista em licitação enquadra-se como um prestador de serviço (parecista em licitação) singular em relação ao serviço que irá prestar.

O Artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal determina que a prestação de serviço deve ser precedida de licitação, mas a Lei nº. 8666/93 estabelece no Art. 25, incisoII, que no caso de notória especialização a competição fica inviável, em vista da peculiaridade do serviço prestado e da notória especialização do Contratado.

O Artigo 25, inciso II da Lei de Licitação diz que é inexigível a licitação no caso de contratação de Serviços Técnicos enumerados na Art. 13, inciso II, da Lei nº. 8666/93, que assim determina:

Art. 13 – Para os Fins desta Lei, consideram-se Serviços Técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

II- pareceres, perícias e avaliação em geral.

Desta forma, será inexigível a licitação para a contratação do profissional técnico.

2) A dispensa de licitação, nos termos da Lei nº 8.666/93, Art 24, inciso IV, busca isentar a Prefeitura do processo de licitatório, tendo em vista que se trata de uma situação de emergência, pois a cidade não pode ficar sem transporte público coletivo, mas a falta de licitante na cidade em condições de participar do procedimento licitatório pode ser um especifico momento de emergência, mas não pode ser desculpa para não fazer a licitação, pois a Prefeitura não pode convidar apenas as empresas de ônibus estabelecidos na cidade, já que esta justificativa poderia ser encarada como desarrazoada e invalida, por evitar a competição. Assim entendo que através de parecer justificando a urgência e o interesse público a Prefeitura pudesse fazer a contração direta da empresa com condições adequadas, mas apenas pelo período necessário para abrir um processo licitatório, convidando vários interessados, inclusive de outras cidades. E poria no Edital que a empresa que vencesse a Licitação teria um prazo de “tantos” meses comprovar a abertura de uma garagem na cidade e um nº. “X” de ônibus, indispensável para atender bem a população através do transporte coletivo.

3) Nos termos do Art. 24, inciso XII,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com