TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO: “DE OLHO NA DENGUE”

INTRODUÇÃO

    No Brasil, é comum em todos os anos com a chegada das chuvas de verão, os órgãos públicos externarem uma maior preocupação com a população, uma vez que este período torna-se propício para procriação e desenvolvimento do hospedeiro do vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti.

    Originário da África, o Aedes aegypti apareceu pela primeira vez em território brasileiro no final do século XIX em Curitiba e em Niterói no início do século XX.

    Apesar de estudos para erradicação ou controle da doença transmitida por este condutor, ano após ano, a história torna a repetir-se: hospitais lotados, pacientes de idades diversas com os mesmos sintomas: febre alta, dores nas articulações, cefaleia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo e um cansaço inexplicável podendo ser seguido de náuseas e vômitos. A forma mais agressiva deste vírus é a dengue hemorrágica. Diante desta ameaça constante, um estudo do meio foi realizado no bairro Parque das Iglesias, Cidade de Jandira, zona Oeste de São Paulo, devido o número estarrecedor de pessoas infectadas com o vírus da dengue nesta comunidade.

JUSTIFICATIVA:

    O significativo número de casos de pessoas com suspeita e/ou confirmação do vírus da dengue aumentou consideravelmente este ano, mais precisamente este mês, na cidade de Jandira. Diante deste acontecimento surge a necessidade de elaborar um projeto de combate á doença e ao mosquito transmissor da mesma, através de um trabalho de mobilização social para orientar com medidas preventivas e buscar possíveis focos do vetor a fim de eliminá-los, evitando assim o aparecimento de novos casos na região.

OBJETIVO:

    Conscientizar a população sobre o combate á doença chamada popularmente de dengue e como eliminar focos que possibilite ao condutor do vírus, meios de procriar-se;

    Identificar as características e aspectos do Aedes aegypti;

    Diminuir através da informação incidências da doença;

    Sensibilizar a comunidade à participação no projeto.

Desenvolvimento:

    Uma pesquisa foi realizada para saber a origem do mosquito Aedes aegypti, e em qual situação ele apareceu no Brasil. A partir deste momento, houve uma análise dos sintomas causados pela picada deste inseto e quais medidas preventivas podem ser tomadas para amenizar os efeitos causados no organismo humano pelo vírus da dengue.

    Foram feitas visitas no bairro para compreensão do por que aumentou o número de infectados no bairro.

    Após este procedimento foi constatado que no lugar mais afetado pelos focos do vírus, havia um ambiente propício para que o mosquito se reproduza, como entulhos, e acúmulo de lixo jogado na rua.

    Neste momento houve uma intervenção por meio do grupo, com entrevistas ás pessoas que foram diagnosticadas com a doença. E após audição dos relatos, subsistiu a necessidade de uma orientação básica quanto á prevenção de medidas a serem tomadas a fim de evitar a proliferação dos focos e consequentemente propagação do vírus na comunidade. Através de orientações simples como caixa de água bem tampada, recipientes que possam acumular água ser virados de cabeça para baixo, areia nos pratos de plantas que houver na casa e garrafas ou tampas de garrafas no lixo ou viradas de boca para baixo, algumas pessoas puderam ser novamente conscientizadas a respeito do assunto.

    Este projeto ao ser implantado na escola poderá ser trabalhado de forma lúdica, pois apesar de se tratar do ensino fundamental, não existem barreiras ou empecilhos que impeçam a criatividade do professor. Não existe nada mais prazeroso ao aluno que aprender brincando, experimentando, ou seja, na prática.

    Uma abordagem deve ser feita inicialmente investigando quem já ouviu falar, foi vítima ou conhece alguém que foi picado pelo mosquito Aedes aegypti, ou popularmente conhecido como “Dengue”. Após este primeiro momento, observar o conhecimento do alunado em relação aos sintomas referentes á doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (139.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com