TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais - Resposta Aula 1

Trabalho Universitário: Ciencias Sociais - Resposta Aula 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 2

SEMANA 1

Questão discursiva:

1. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?;

2. Pesquise em jornais, revistas, internet ou livros casos clássicos em que se evidencia a mudança de comportamento do indivíduo em virtude da influência do meio social em que vive.

Questão de múltipla escolha.

Analise a imagem a seguir.

Charles Le Brun (Paris 1619-1690). “América”.

O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo, os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um “nós coletivo” que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.

I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum;

II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos;

III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.

IV. A identidade supõe um processo de ressignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II;

b) I e III;

c) II e IV;

d) I, III e IV;

e) II, III e IV.

SEMANA 1

Questão discursiva:

1. Não existe um sem o outro, pois sem o homem não haveria o porque de regras e condutas para com a sociedade, sem preocupações, pois nada teria.

2. Michel Jackson, em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, quebrando um regime de racismo que durou décadas e ajudando pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama a conseguirem o status que tem hoje em dia.

Questão de múltipla escolha.

a) I e II;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com