TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais Aula 9

Exames: Ciencias Sociais Aula 9. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

1- Weber, em sua perspectiva teórica sobre dominação, estabelece três tipos puros. Identifique e justifique o tipo de dominação presente no texto.

R: O conceito de poder é impreciso e amorfo, porquanto toda uma sociedade de constelações de interesses pode colocaralguém na condição de impor sua vontade em uma dada situação. Assim, ele propõe o conceito de dominação, um caso especial de poder, que se refere a probabilidade de encontrar obediência à uma determinada ordem, o que implica em se ter uma forma de subordinação de sujeitos por outros sujeitos.

A diferença básica entre as concepções reside no fato de, no caso do poder, a obediência não é um dever, enquanto que, quando se fala em domínio, a obediência se alicerça no reconhecimento da legitimidade, por parte daqueles que obedecem, das ordens que lhes são dadas. 2- Pode-se afirmar, na perspectiva weberiana, que o patrimonialismo é um entrave à modernidade? Justifique.

R: Em uma sociedade liberal, os conflitos de classe são resolvidos pelo Estado. Já no Estado Patrimonialista, típico exemplo do caso brasileiro, o poder público é o lugar onde a sociedade se constitui. O Estado é o próprio patrimônio, é organismo a ser parasitado por grupos de interesses e indivíduos dedicados a transformarem a coisa pública em coisa própria.

O Estado como protagonista das ações sociais é a causa do “autoritarismo brasileiro”. Na tradição brasileira, todas as questões – religiosas, econômicas, educacionais – passam sempre pelo crivo do poder público. O Estado, marcado por uma burocracia pesada e pouco ágil, sobrepõe à sociedade civil, fraca e pouco articulada.

Questão de múltipla escolha:

O texto abaixo, retirado do livro Carisma e Êxtase, de Charles Lindholm, caracteriza bem um dos tipos de dominação legítima de Weber. Marque a opção que melhor o explique:

O Servidor Possuído

É um grande erro dizer que as populações são controladas apenas pelo medo. Ao contrário, tudo indica que no começo de todas as grandes civilizações,incluindo as modernas, houve um investimento extraordinário de amor, de servidão voluntária por parte de quem dirige e também de quem segue. Esta imagem do líder é portanto distinta da delineada por Maquiavel, com sua famosa frase “é muito mais seguro ser temido do que ser amado”.

A) Dominação tradicional, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.

B) Dominação carismática, baseada na veneração extra cotidiana do heroísmo ou do caráter exemplar de uma pessoa.

X C) Dominação carismática, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.

D) Dominação racional-legal, baseada na legitimidade das ordens legais e do direito de mando dos que, em razão dessas ordens, são nomeados para exercer a dominação.

E) Dominação racional-legal, baseada na veneração extra cotidiana do heroísmo ou do caráter exemplar de uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com