TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cientistas sociais

Seminário: Cientistas sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Seminário  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  166 Visualizações

Caso 1

(I) O método antropológico usado por Boas foi o trabalho de campo. Este método consistia na introdução dos antropólogos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar, o que antes era observado de longe (pesquisa de gabinete). O objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade. Sua principal ferramenta era a coleta de dados.

(II) Para Franz Boas, o relativismo cultural, por ele chamado de axiomático, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidas com alteridade, ou seja, compreender a visão do outro com uma valoração na diversidade cultural, e também sem uma visão etnocêntrica, pois ele acreditava que cada sociedade com sua particularidade não deixavam de ser melhor e nem pior que a outra, e é justamente essa variedade de formas de viver que torna a vida humana uma riqueza.

Caso 1

Cientistas sociais são profissionais que analisam hábitos, costumes, características religiosas, relações familiares, organização institucional e econômica de diversos grupos sociais, com base em pesquisas e observações. Pesquisam fenômenos, conflitos sociais e movimentos políticos. Tais conhecimentos podem ser aplicados na solução de problemas nas áreas de educação, saúde, violência urbana, entre outros seria de muita valia para Oswaldo Cruz ter recorrido a estes profissionais certamente eles trariam soluções para tais como a de orientar e esclarecer a população da época evitando assim os conflitos por falta de informação e preparo dos agentes sanitários e de todos os profissionais envolvidos na campanha.

Caso 2

Letra E.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com