TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Casos: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento, em qualquer concepção, deve resultar do crescimento – incrementos positivos no produto e na renda – transformado para satisfazer as mais diversificadas necessidades do ser humano, tais como: saúde, educação, tecnologia, habitação, transporte, alimentação, lazer, dentre outros.

“O desenvolvimento, na realidade, diz respeito às metas da vida. Desenvolver para criar um mundo melhor, que responda às aspirações do homem e amplie os horizontes de expectativas. Só há desenvolvimento quando o homem se desenvolve”. Celso Furtado

Este deve ser encarado como um processo complexo de mudanças e transformações de ordem econômica, política e principalmente humana e social.

O desenvolvimento é a ferramenta para o progresso, já que quando progredimos suprimos a necessidade de realização do bem-estar comum de uma sociedade, entretanto, cada sociedade tem como referência a sua própria ordem da vida humana, ou seja, é difícil que todos os grupos compartilhem a mesma ideia de progresso.

Com isto o avanço social, que se entende como uma evolução positiva, implica várias formas de progressão, dentre elas: o econômico que permite a melhoria das condições de vida levando mais qualidade de vida para as populações.

Trata-se de um progresso geral da sociedade que envolve as áreas do conhecimento científico, as descobertas técnicas, o progresso econômico, dentre outros.

Durante toda a história os homens lutaram entre si em busca de poder, estas guerras produziram inovações que posteriormente foram aplicadas no cotidiano da humanidade. “Quase todos os materiais de nosso cotidiano empregam alguma tecnologia bélica”, afirma o engenheiro João Luiz Hanriot Selasco, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro. O período em que mais se evidência este fato é na década de 1930, época em que o Estado ajudou a tirar o setor privado da crise, criando, a partir de recursos fiscais, uma procura para os produtos que estavam encalhados no mercado, tais como produtos bélicos.

[...]

Chocolate M&M'S

[...]

O empresário americano Forrest Mars ficou sabendo que tropas da Guerra Civil Espanhola comiam pelotas de chocolate envolvidas numa casca dura açucarada, que impedia o calor de derreter a guloseima. Inspirado na idéia, Mars criou os confeitos M&M’s, nome originado das iniciais dos sobrenomes de Mars e de seu sócio, Bruce Murrie.

[...]

Panela de teflon

[...]

Em 1938, o químico Roy Plunkett realizava experiências com gases para refrigeração. Por acaso, uma amostra virou uma substância pegajosa, em que quase nada grudava. Em 1945, a invenção recebeu o nome de teflon. Os primeiros usuários do novo produto foram os militares americanos, que aplicaram o teflon para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica.

[...]

Leite condensado

[...]

Procurando uma forma de prolongar o armazenamento do leite, reduzir seu volume e contornar a falta de refrigeração, o inventor americano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com